O teor de açúcar da maioria dos iogurtes vendidos no Reino Unido está ‘bem acima’ dos níveis recomendados, de acordo com pesquisa conduzida pelo jornal online BMJ Open. O estudo abrangeu 900 iogurtes vendidos nos principais varejistas do Reino Unido e estão incluídos em oito categorias.
É recomendado pela União Europeia cinco gramas de açúcar para cada 100 gramas de iogurte. No entanto, de acordo com a pesquisa, apenas os iogurtes gregos e naturais seguem esse padrão, além de serem os únicos que diminuíram a quantidade de açúcares em sua composição. Outra descoberta do estudo foi em relação às variedades orgânicas, que são vistas como opções saudáveis mas contêm em média cerca de 13,1g de açúcar a cada 100g de iogurte.
A pesquisa também apontou que menos de um em cada dez iogurtes analisados se qualificou com baixo teor de açúcar e praticamente nenhum estava na categoria infantil.
“Os iogurtes são as principais fontes de açúcares livres e recomendadas nas dietas de crianças e adultos. Porém, essa quantidade de açúcar em sua composição não o torna um alimento totalmente saudável na alimentação. Isso é particularmente válido para os iogurtes orgânicos analisados. Embora o rótulo orgânico se refira à produção, os consumidores subestimam com maior frequência o conteúdo calórico e valor nutricional dos produtos orgânicos e ignoram a quantidade (normalmente alta) de açúcares”, explicou.
O jornal concluiu que nem todos os iogurtes são tão saudáveis quanto os consumidores os percebem, e a reformulação para a redução de açúcares é justificada.
As informações são do portal FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.