ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia: Produtores recebem alerta de cio via SMS

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/10/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
As fazendas suíças estão testando um dispositivo com sensores que é implantado nas vacas para que os produtores saibam quando elas estão no cio, através do envio de uma mensagem (SMS) ao telefone celular. O SMS pode ser enviado em qualquer uma das três principais línguas da Suíça - alemão, francês e italiano -, além de inglês e espanhol. O dispositivo deverá estar no mercado no próximo ano.



O detector eletrônico de cio é uma invenção de vários professores de um colégio técnico próximo à capital da Suíça, Berna. Essa tecnologia preenche uma lacuna no mercado, disseram eles, porque com a exigência cada vez maior de produção, as vacas estão mostrando menores sinais de cio. Isso dificulta aos produtores suíços usar as tradicionais inspeções visuais para saber utilizar o touro ou a inseminação artificial.

O sensor implantado nos genitais das vacas mede o calor corpóreo, que transmite o resultado a um sensor afixado no pescoço da vaca que mede o movimento corporal, já que vacas no cio ficam inquietas. "Os resultados são combinados, usando algoritmos, e se a vaca estiver no cio, uma SMS é enviada ao produtor", disse o especialista em computação que ajudou a desenhar o sistema, Claude Brielmann. O detector no pescoço da vaca é equipado com um cartão SIM, de forma que o produtor pode pagar pelas mensagens.

"Nossa taxa de reconhecimento é de cerca de 90%", disse Brielmann.



Alguns produtores de leite estão céticos com o dispositivo por causa do seu custo, que deverá ser de pelo menos US$ 1.400 por unidade.

Porém, especialistas disseram que as medidas tomadas para aumentar a produção das vacas - adicionando proteínas, minerais e vitaminas à sua ração - altera o metabolismo do animal, tornando o dispositivo cada vez mais necessário. "Com a maior produtividade, existe uma queda na atividade reprodutiva", disse o veterinário, Samuel Kohler, que está entre os desenvolvedores do dispositivo e agora é diretor da companhia chamada Anemon, que espera vendê-lo. "Acontece frequentemente de você perder o momento certo".

De acordo com o Departamento de Agricultura do Governo de Bern, a cada ano, cerca de 2% das fazendas fecham, incapazes de competir com produtores maiores e mais eficientes.

Kohler disse que não espera oposição significante por parte de grupos de defesa dos animais ao dispositivo, por não se tratar de crueldade.

A reportagem é do The New York Times, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures