Tangará Foods: faturamento e lucro têm salto em 2010
A Tangará Foods, que está finalizando a aquisição da gaúcha Laticínios Vale do Taquari - Lativale, encerrou 2010 com crescimento nas vendas e no resultado líquido. O faturamento bruto saiu de R$ 739,8 milhões em 2009 para R$ 1,104 bilhão ano passado, alta de 49,3%. As vendas de lácteos renderam R$ 264,5 milhões, em grande parte no segmento de food service nacional. A Tangará também exporta leite para Estados Unidos, Venezuela, Holanda e Canadá.
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De acordo com o vice-presidente de operações da Tangará, José Aloízio Teixeira de Souza Júnior, além da melhora operacional, esses resultados foram impulsionados também pelo acordo de "sale & leaseback", ou arrendamento financeiro, com a Funcef (fundo de pensão da Caixa Econômica Federal), concretizado em maio de 2010.
Nessa operação, a Tangará vendeu seu parque industrial de Vila Velha (ES) para a Funcef por R$ 100 milhões, e terá direitos de uso (arrendamento) do imóvel por dez anos, com prioridade na renovação do contrato ou na recompra. "Os recursos fortaleceram nosso caixa", disse Souza Júnior. Contribuíram também para a que a empresa fizesse operações como a compra da Lativale por R$ 55 milhões. Ele ressalvou, porém, que a aquisição seria feita mesmo sem a entrada desse recurso.
Café com leite
O café foi responsável por 48,1% da receita da Tangará, com R$ 531,2 milhões em negócios no ano passado. Já as vendas de lácteos, outro item importante na carteira da empresa, renderam R$ 264,5 milhões, ou 24% das vendas. Além de exportar café para países da Europa, Panamá, Venezuela e outros, a Tangará também exporta leite para Estados Unidos, Venezuela, Holanda e Canadá.
Com a aquisição da Lativale, a Tangará busca verticalizar a produção de lácteos. Até hoje, fazia apenas a preparação e o empacotamento de lácteos adquiridos de outros fornecedores. A empresa, que segue negociando uma injeção de recurso com fundos de private equity, planeja investir em 30 centros de distribuição nos próximos quatro anos, segundo Souza Júnior. O objetivo é incrementar as operações de food service.
A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe MilkPoint.
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