Supermercados elevaram vendas no mês da greve dos caminhoneiros

A paralisação dos caminhoneiros gerou, de imediato, efeitos negativos na maior parte das atividades do varejo ampliado em maio, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje pelo IBGE. No entanto, o grupo que inclui super e hipermercados foi o único a registrar crescimento, com elevação de 0,6% em vendas na comparação com abril.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A paralisação dos caminhoneiros gerou, de imediato, efeitos negativos na maior parte das atividades do varejo ampliado em maio, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje pelo IBGE. No entanto, o grupo que inclui super e hipermercados foi o único a registrar crescimento, com elevação de 0,6% em vendas na comparação com abril.

Continua depois da publicidade

Para Isabella Nunes, gerente de coordenação de serviços e comércio do IBGE, o resultado dá indícios de que, com o desabastecimento generalizado de produtos in natura como frutas, legumes e verduras, o consumidor buscou nos supermercados produtos industrializados, itens menos atingidos pelo desabastecimento. Isabella destaca, ainda, que o fato de os supermercados venderem produtos de primeira necessidade fez com que muita gente se dirigisse às lojas, mesmo com as dificuldades de deslocamento durante a greve. "Famílias também compraram mais, para guardar produtos durante a greve, o que pode ter ajudado", afirmou.

Apesar do aumento nas vendas, o setor sofreu desaceleração em maio, na comparação com o mês anterior, quando o avanço havia sido de 2%. Das outras nove atividades do varejo pesquisadas pelo IBGE, oito apresentaram queda nas vendas no quinto mês deste ano. O grupo que inclui "outros artigos de uso pessoal e doméstico" apresentou estabilidade em relação a abril.

As informações são do jornal Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?