O preço do leite no varejo de São Paulo teve aumento de 13,6% no primeiro trimestre do ano, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença é bem perceptível para o consumidor, já que o produto, por ser um item básico da alimentação, consome 1,057% do orçamento familiar. Com esse comportamento em 2010, o leite registrou, no primeiro trimestre do ano, alta superior ao índice geral do período (de 2,09%).
O primeiro semestre de cada ano, a entressafra do produto, tende a ser a época do ano em que o preço do leite costuma subir. Nesse período, as pastagens perdem qualidade, o que faz as vacas produzirem menos leite, explica a coordenadora do IPCA, Irene Machado. "O problema é que este ano a entressafra começou mais cedo e parece ser mais intensa", afirmou Irene.
Por conta disso, somente em março, o leite subiu 6,96% na região metropolitana de São Paulo. Além da queda de produção, ainda houve no último ano um aumento da demanda pelo produto, ocasionada pelo crescimento da renda da população, que passou a consumir alimentos em maior quantidade. Segundo Irene, a previsão é que o preço do leite tende a aumentar.
As informações são do Jornal da Tarde, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
SP: preço do leite no varejo sobe 13,6% no 1º trimestre
O preço do leite no varejo de São Paulo teve aumento de 13,6% no primeiro trimestre do ano, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença é bem perceptível para o consumidor, já que o produto, por ser um item básico da alimentação, consome 1,057% do orçamento familiar.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.