A indústria de sorvetes ainda está comemorando as vendas históricas alcançadas no ano passado e no primeiro trimestre de 2010. O verão quente e elevação da renda da população fez, em 2009, as vendas anuais do produto ultrapassarem a casa dos R$ 2 bilhões pela primeira vez. "O salto dado pelo mercado em 2009 foi muito maior que o crescimento que vinha sendo registrado nos últimos anos", diz Robert Hein Schermers, diretor de marketing da Kibon, marca da Unilever, com 47% de participação no mercado, segundo a Nielsen.
Nos primeiros três meses do ano, graças às altas temperaturas que se mantiveram até o fim de março, o consumidor continuou tomando muito sorvete. Segundo a Nielsen, só neste primeiro trimestre o mercado já havia movimentado R$ 1,255 bilhão. Na comparação com os mesmos meses do ano passado, o resultado do trimestre foi 33% maior. Em volume, foram consumidas 141,7 mil toneladas de sorvetes, 28% a mais do que no primeiro trimestre de 2009.
Animada com o ritmo do mercado, a Nestlé está ampliando a distribuição da linha de Sorvetes Garoto, que chega agora à capital paulista. Durante o verão, os sorvetes da Garoto foram comercializados no litoral do Estado de São Paulo, o maior mercado consumidor do produto no país. A região metropolitana responde por 23% do consumo nacional, segundo a Nielsen.
Outra empresa que aposta em expansão é a Jundiá. "Crescemos 30% em volume de vendas no ano passado e por isso estamos investindo R$ 10 milhões em uma nova fábrica para triplicar nossa capacidade da unidade de Itupeva, no interior de São Paulo", diz Cesar Bergamini, diretor da empresa, com sede em Jundiaí. Hoje, a planta produz 1 milhão de litros por mês. O segredo da Jundiá, segundo Bergamini, é vender seus sorvetes por um valor 30% menor que as marcas líderes.
O mercado está mais concorrido, mas também está mais sofisticado. "Há dez anos, havia apenas os picolés e a linha de potes de dois litros", lembra Schermers, da Unilever. Hoje, as companhias apostam em lançamentos mais sofisticados e em embalagens com quantidades diferenciadas.
A matéria é de Lílian Cunha, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Sorvetes movimentam R$ 1,2 bi no 1º trimestre do ano
O verão quente e elevação da renda da população fez, em 2009, as vendas anuais do produto ultrapassarem a casa dos R$ 2 bilhões pela primeira vez. Segundo a Nielsen, só no primeiro trimestre deste ano o mercado já havia movimentado R$ 1,255 bilhão, alta de 33% em relação ao mesmo período de 2009. Em volume, foram consumidas 141,7 mil toneladas de sorvetes, 28% a mais do que no 1º trimestre de 2009.
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