Sorvete: confira as novas tendências 'geladas' do mercado

O mercado de sorvete vem se reinventando. Por isso, os empreendedores precisam estar atentos às tendências para conquistar o público. O mestre sorveteiro Francisco Sant'ana conversou com Pequenas Empresas & Grandes Negócios e falou sobre as novidades do setor. Ele é dono da Escola Sorvete, empresa que capacita profissionais para trabalhar com sorveterias.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

O mercado de sorvete vem se reinventando. Por isso, os empreendedores precisam estar atentos às tendências para conquistar o público. O mestre sorveteiro Francisco Sant'ana conversou com Pequenas Empresas & Grandes Negócios e falou sobre as novidades do setor. Ele é dono da Escola Sorvete, empresa que capacita profissionais para trabalhar com sorveterias.

Continua depois da publicidade

Segundo Sant’ana, investir em produtos segmentados é um bom negócio. “Hoje, temos pessoas que são intolerantes a glúten ou que optam por sorvetes orgânicos”, diz.

De olho nesses consumidores, os empreendedores estão criando produtos diferenciados.

Figura 1
A sorveteria Dona Nuvem faz sorvetes de algodão-doce 

O sorveteiro diz que os itens diet ganharam a fama de produtos ruins. No entanto, hoje, as empresas estão remodelando esse conceito. “Nos últimos meses, nós começamos a desenvolver os produtos ‘sem culpa’, eles não engordam e possuem baixa calorias”, afirma. Um dos exemplos é o sorvete de pistachecom 280 calorias, em uma porção.

Figura 2
Dona Nuvem investe em sorvetes bonitos para postar no Instagram

O empreendedor precisa valorizar a matéria-prima da região onde mora. “É necessário criar uma sorveteria com a identidade brasileira”, explica Sant’ana. No Rio Grande do Sul, foi inaugurada uma loja de sorvete em que maioria dos seus produtos vem da agricultura familiar.

Figura 3
Francisco Sant'ana é criador da Escola Sorvete

Para o empresário, comprar de pequenos produtores é uma estratégia interessante para tornar os produtos mais acessíveis. “Usar a própria manga no sorvete é mais barato do que comprar um saborizante de manga”, conta.

Continua depois da publicidade

O mercado de picolés também vem se redescobrindo. “As paletas mexicanas tiraram o glamour dos picolés tradicionais, mas eles estão voltando”. Segundo o empreendedor, começaram a surgir combinações de sabores diferentes, como abacaxi com erva-cidreira e manga com curry — isso mesmo, o clássico molho indiano.

Os sorveteiros estão buscando inspirações até mesmo nas bebidas. O coquetel Piña Colada é um dos casos. Feita com abacaxi, leite de coco, rum e baunilha, a bebida se tornou um picolé.

Figura 4
Picolé Pinã é uma bebida feita de abacaxi, leite de coco, rum e baunilha

Os sorvetes "instagramáveis" (bonitos para postar no Instagram) também viraram tendência. A sorveteria Dona Nuvem, por exemplo, faz sorvetes de algodão-doce. “Com produtos bonitos, ela foca nesses adolescentes que gostam de postar fotos sobre o que estão fazendo nas redes sociais”, finaiza.

Vale a pena ler também > [PointCast#07], Eduardo Weisberg, da ABIS: "há ainda muito espaço para o sorvete no Brasil"

As informações são do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?