ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Situação no mercado de leite da UE é positiva, diz relatório

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/07/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Em 13 de junho, a Comissão Europeia publicou seu esperado relatório sobre o mercado de leite. A atual situação no mercado de leite da UE está descrita no relatório como positiva e as previsões de médio prazo são boas, apesar de flutuações severas nos preços provavelmente devam ocorrer novamente.

O trabalho da Comissão é baseado no Pacote Leiteiro, elaborados com relação ao futuro do setor leiteiro após o fim do sistema de cotas de produção.

As principais mensagens do relatório são:

- O mercado está atualmente se desenvolvendo de forma positiva e a previsão de médio prazo também é otimista. Entretanto, flutuações severas de mercado são possíveis.

- Devido ao desenvolvimento favorável do mercado, evidentemente não tem havido incentivo para os produtores se unirem a organizações de produtores.

- Os resultados da Conferência de Lácteos de setembro de 2013 ainda estão sendo deliberados.

- Ainda é muito cedo para avaliar os efeitos do Pacote de Lácteos, particularmente nas regiões em desvantagens.

- A Comissão tem fortes dúvidas se a rede de segurança existente (estocagem, subsídios de exportação) é suficiente para o período após março de 2015.

- A Comissão pretende continuar estimulando a discussão e o acompanhamento do processo de tomada de decisões através de instrumentos adicionais da crise.

O objetivo político básico que está sendo enfatizado é manter a produção de leite estável na UE. A Comissão não ficará de braços cruzados e assistir o intenso processo de concentração naquilo que são chamadas de “áreas favorecidas”. Além disso, a Comissão tem “poderes de reserva” para crises extremas, apesar de não haver detalhes sobre isso.

A avaliação positiva do desenvolvimento do mercado não é surpresa. Isso reflete a atual situação e já era esperado. O que surpreende são os ponteiros extremamente claros em direção aos riscos do mercado. Por isso, a Comissão fala da necessidade de mais instrumentos para a crise.

Apesar das previsões substancialmente positivas, com possibilidades de crescimento nos próximos anos, o relatório traz dúvidas sobre “se o sistema regulador da União Europeia (UE) é suficiente para superar a extrema volatilidade do mercado ou a crise após o sistema de cotas terminar. Isso precisa ser visto em um contexto de garantia de uma produção de leite em toda a UE e prevenção de concentração extrema nas áreas mais produtivas”.

O plano é que o novo Observatório do Mercado de Leite “preste assistência à Comissão no sentido ficar de olho nos desenvolvimentos de mercado, aplicar provisões para uma ‘rede de segurança’ de forma proativa e reagir a circunstâncias incomuns”.

Foram feitas propostas visando estender os instrumentos disponíveis dentro do Observatório para manter a produção de leite em situações de crise, ajudar regiões em desvantagem e conter um aumento forte na produção.

O relatório confirma que a Comissão continuará discutindo a solução para esses problemas e examinando instrumentos adicionais. A Comissão reconhece a necessidade de mais análises para dar suporte ao setor de leite da UE de forma eficiente.

O relatório confirma que existem contratos obrigatórios entre produtores e processadores em doze estados membros (Bulgária, Croácia, Chipre, França, Hungria, Itália, Látvia, Lituânia, Portugal, Romênia, Eslováquia e Espanha). Em outros dois Estados Membros (Bélgica e Reino Unido), os produtores e processadores concordaram com códigos de conduta.

Os dados são do European Milk Board (https://www.europeanmilkboard.org), traduzidos pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures