ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Situação de estradas rurais prejudica escoação de queijo canastra e outros produtos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1
A situação das estradas rurais em São Roque de Minas tem prejudicado a escoação do queijo canastra, o principal item de comércio na região, além de ser exportado para diversos países e vendido em todo Brasil.
 
Segundo moradores, as estradas estão intransitáveis e os compradores de queijo estão cobrando posicionamento de quem fabrica o produto, já que o queijo não tem chegado ao consumidor final. A situação também afeta produtores de frutas e vários itens de comércio local.
 
Buracos, poeira, ribanceiras e lama são alguns dos problemas listados. O fato levou vários produtores a uma praça pública, no Centro da cidade, na última quarta-feira (18). O grupo protestou e pediu a solução do problema ao Executivo. 
 
Problema que se arrasta
 
A situação em São Roque de Minas se estende há mais de três anos e tanto tempo já é suficiente para produtores serem cobrados por compradores de queijo, que alegam que o produto não chega ao destino ou registra algum atraso. Vários acidentes já foram registrados nas estradas rurais de Serrinha, Leites e Buracas, São João Batista da Canastra e São José do Barreiro. As cinco localidades são as mais afetadas pelo problema.
 
Tânia da Silva é produtora de queijo canastra há 13 anos e segundo ela, a situação da estrada que liga Serrinha a São Roque de Minas se agravou nos últimos anos e agora é ainda pior. Ela entrega semanalmente mais de 80 kg de queijo a uma distribuidora do produto na cidade que leva o queijo para São Paulo e de lá segue como exportação. Tânia conta que chegou a ficar 15 dias sem ter condições de entregar o queijo e o prejuízo é sempre grande.
 
“Não temos estradas. Até para manifestar nesta quarta tivemos dificuldade para chegar na cidade. O pessoal que compra queijo cobra de todos nós. Outro problema grave é perder a produção, se o queijo passa da data prevista ele vai perdendo a característica de queijo canastra”, ressaltou. Além disso, o turismo também está abalado pela falta de estrutura nas estradas.
 
"Os turistas não conseguem sair da cidade para comprar queijo. Eles querem ir nas fazendas conhecer o processo de produção, mas não conseguem por conta das estradas, que são também ferramentas para o trabalho do povo de São Roque de Minas. Sem essas estradas em condições mínimas para trafegar, os produtores deixam de lucrar e o turismo é afetado diretamente, ou seja, todos perdem”, disse a diretora da Associação de Turismo da Serra da Canastra, Daniela Labônia.
 
Uma moradora, que não quis ser identificada, disse que a Prefeitura é omissa aos problemas e quando as pessoas reclamam de situações como as estradas, são ameaçadas. "Há intimidação e compra de o silêncio das pessoas com ameaças", destacou a moradora. 
 
Além do queijo canastra
 
Além do queijo, café, frutas, artesanatos e vários outros itens que, segundo os moradores, são vendidos para a capital mineira Belo Horizonte, para o Ceará, Alagoas e São Paulo, estão sendo prejudicados. "Todos os anos os moradores enfrentam esse problema e a pior fase para nós, que somos produtores de manga, é no começo do ano. Tivemos que comprar um trator especial para levar as frutas para a cidade porque com caminhões normais não é possível em dias de chuva, ou mesmo na seca por conta da poeira. Se não houver manutenção agora, pelo menos nos pontos mais críticos, vai ser impossível", disse a produtora Simone Wolf.
 
As informações são do G1, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures