Sindirações: setor de ração cresce 4% no semestre

A indústria de alimentação animal produziu 31,4 milhões de toneladas de ração no primeiro semestre - crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2010, segundo o Sindirações. O desempenho veio em linha com a estimativa de expansão de 4,2% feita pelo sindicato para este ano. Mas, segundo Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações, o resultado vai depender do comportamento das exportações de carne nos próximos meses, diante da crise nos países desenvolvidos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A indústria de alimentação animal produziu 31,4 milhões de toneladas de ração no primeiro semestre -crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2010, segundo o Sindirações.

O desempenho veio em linha com a estimativa de expansão de 4,2% feita pelo sindicato para este ano. Mas, segundo Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações, o resultado vai depender do comportamento das exportações de carne nos próximos meses, diante da crise nos países desenvolvidos. Ele lembra que os embarques já demonstraram desaceleração em julho e que o mesmo está sendo verificado neste mês.

Nesse contexto, o fim do embargo russo às carnes brasileiras, com impactos mais significativos na suinocultura, pode influenciar o desempenho do setor neste ano. Segundo Zani, a restrição às exportações brasileiras prejudica o consumo de ração, pois resulta em aumento da oferta de carne suína no mercado interno. No primeiro semestre, as vendas para esse segmento permaneceram estáveis. Entre os bovinos de leite, o consumo cresceu 8,6% e, na pecuária de corte, o avanço foi de 6,5%.

Por outro lado, a produção de ração para cães e gatos caiu 1%. Segundo Zani, o alto endividamento das famílias no período pode ter resultado em menor gasto com a alimentação de animais domésticos.

As vendas subiram 3,8% até julho deste ano em relação a igual período de 2010, segundo o Sindag (sindicato do setor).

Ivan Sampaio, gerente da entidade, diz que a alta nas vendas se deve à elevação no uso de tecnologia pelos produtores, que têm maior poder de compra neste ano.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?