ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor comemora criação do Conseleite/MS

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/11/2009

2 MIN DE LEITURA

1
0
Preocupado em balizar a qualidade do leite sul-mato-grossense, por meio de preço referência, o Governo André Pucinelli, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), celebra termo de cooperação técnica para a criação do Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite/MS). O ato, considerado um dos primeiros passos da efetiva profissionalização do setor, foi firmado nesta quinta-feira, no auditório da Seprotur.

Segundo a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite (CSCPL), o termo faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do setor, e contará com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Caberá aos pesquisadores da Universidade paranaense estimar as variáveis e parâmetros necessários ao cálculo mensal dos preços de referência do leite, que, serão aprovados e divulgados pelo Conseleite/MS.

O superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Alves Chaves, acredita que o Conseleite representa um grande esforço de integração entre diversas instituições e agentes do setor. Ele explica que o conselho será formado por representantes dos produtores rurais e dos laticínios, indicados pela Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul (Famasul) e Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Silems/MS). "Teremos uma maior convergência de interesses entre quem produz e quem processa o leite, assim, ambos terão maior estímulo ao investir no Estado", salienta.

A exemplo do que já ocorre em outras unidades da federação, Jerônimo espera que o Conseleite fortaleça o setor no Estado, fornecendo fundamentos básicos para a implantação e a condução de um processo de autogestão a partir da formação de preços da matéria-prima. "Teremos resultados sociais e econômicos efetivos neste importante e estratégico segmento produtivo do Estado", afirma.

Os preços de referência do leite devem variar de acordo com a qualidade da matéria-prima, dos preços de venda dos derivados pelas indústrias do Estado, da participação da matéria-prima no custo total de produção dos derivados, dos rendimentos industriais e do "mix" ou volume de comercialização dos derivados. Estes preços de referência do Conseleite MS serão divulgados em resoluções oficiais do conselho, a serem disponibilizadas ao mercado pelos sítios eletrônicos das entidades participantes e outros meios de comunicação disponíveis.

Para Jerônimo, a remuneração, focada na qualidade, poderá induzir a um salto quantitativo e tecnológico no setor. "O leite sul-mato-grossense deixará de ser um sub-produto da pecuária de corte para se transformar em uma nova atividade da pecuária", conclui, lembrando que ainda nesta quinta-feira, na parte da tarde, já haverá reuniões de trabalho do Conseleite/MS na sede da Seprotur.

As informações são da Seprotur, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MATHEUS SILVA VIERA

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/11/2009

A criação de CONSELEITE em MS, é uma conquista imensurável a pecuária leiteira do Estado.Há 6 anos se discute e agora é uma realidade.Eu como conselheiro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e técnico do CONSELEITE, espero que o setor lácteo sulmatogrossense em alguns anos torne-se uma das potencias do país!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures