Setor comemora criação do Conseleite/MS

Preocupado em balizar a qualidade do leite sul-mato-grossense, por meio de preço referência, o Governo André Pucinelli, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), celebra termo de cooperação técnica para a criação do Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite/MS).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Preocupado em balizar a qualidade do leite sul-mato-grossense, por meio de preço referência, o Governo André Pucinelli, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), celebra termo de cooperação técnica para a criação do Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite/MS). O ato, considerado um dos primeiros passos da efetiva profissionalização do setor, foi firmado nesta quinta-feira, no auditório da Seprotur.

Segundo a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite (CSCPL), o termo faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do setor, e contará com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Caberá aos pesquisadores da Universidade paranaense estimar as variáveis e parâmetros necessários ao cálculo mensal dos preços de referência do leite, que, serão aprovados e divulgados pelo Conseleite/MS.

O superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Alves Chaves, acredita que o Conseleite representa um grande esforço de integração entre diversas instituições e agentes do setor. Ele explica que o conselho será formado por representantes dos produtores rurais e dos laticínios, indicados pela Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul (Famasul) e Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Silems/MS). "Teremos uma maior convergência de interesses entre quem produz e quem processa o leite, assim, ambos terão maior estímulo ao investir no Estado", salienta.

A exemplo do que já ocorre em outras unidades da federação, Jerônimo espera que o Conseleite fortaleça o setor no Estado, fornecendo fundamentos básicos para a implantação e a condução de um processo de autogestão a partir da formação de preços da matéria-prima. "Teremos resultados sociais e econômicos efetivos neste importante e estratégico segmento produtivo do Estado", afirma.

Os preços de referência do leite devem variar de acordo com a qualidade da matéria-prima, dos preços de venda dos derivados pelas indústrias do Estado, da participação da matéria-prima no custo total de produção dos derivados, dos rendimentos industriais e do "mix" ou volume de comercialização dos derivados. Estes preços de referência do Conseleite MS serão divulgados em resoluções oficiais do conselho, a serem disponibilizadas ao mercado pelos sítios eletrônicos das entidades participantes e outros meios de comunicação disponíveis.

Para Jerônimo, a remuneração, focada na qualidade, poderá induzir a um salto quantitativo e tecnológico no setor. "O leite sul-mato-grossense deixará de ser um sub-produto da pecuária de corte para se transformar em uma nova atividade da pecuária", conclui, lembrando que ainda nesta quinta-feira, na parte da tarde, já haverá reuniões de trabalho do Conseleite/MS na sede da Seprotur.

As informações são da Seprotur, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Matheus Silva Viera
MATHEUS SILVA VIERA

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/11/2009

A criação de CONSELEITE em MS, é uma conquista imensurável a pecuária leiteira do Estado.Há 6 anos se discute e agora é uma realidade.Eu como conselheiro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e técnico do CONSELEITE, espero que o setor lácteo sulmatogrossense em alguns anos torne-se uma das potencias do país!
Qual a sua dúvida hoje?