Semana nacional dos orgânicos terá como tema benefícios dos produtos para a saúde e o meio ambiente

No próximo dia 26 de maio começa a 15 ª edição da campanha nacional "Produto Orgânico - melhor para a vida". Realizada anualmente na última semana de maio, a campanha deste ano tem como tema "Qualidade e saúde: do plantio ao prato".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

No próximo dia 26 de maio começa a 15 ª edição da campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida”. Realizada anualmente na última semana de maio, a campanha deste ano tem como tema 'qualidade e saúde: do plantio ao prato'.

O lançamento oficial pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ocorrerá na próxima segunda-feira (27), com a realização de um café orgânico que contará com a presença da ministra Tereza Cristina e de autoridades convidadas de outras pastas.

Continua depois da publicidade

Um dos principais objetivos da campanha é informar ao consumidor sobre como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular que ele participe no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.

Ao longo da campanha, serão repassadas nas redes sociais e em diferentes atividades presenciais informações sobre os cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter para garantir que, ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

 A mobilização deste ano também visa estimular gestores municipais e estaduais a ampliarem a compra de alimentos da agricultura familiar e orgânicos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Continua depois da publicidade

Realizada desde 2005 em todas as regiões do país, a campanha é marcada por diversas atividades, como feiras, seminários, exposições, degustação de produtos, panfletagem, rodas de conversa, trocas de sementes, eventos culturais, educativos e visitas de campo sobre qualidade de vida, sustentabilidade e agrobiodiversidade.

A mobilização também busca promover o produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que viabilizam a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos da cadeia produtiva.

A campanha tem início na última semana de maio de 2019 e se estende até maio de 2020, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação.

Leia também > Ministério da Agricultura e FNDE pretendem ampliar presença de orgânicos nas merendas escolares

As informações são do Mapa.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?