ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: devido a problemas logísticos, leite não escoa e é jogado fora

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/12/2018

2 MIN DE LEITURA

0
2

Sem condições de escoar sua produção, produtores de leite da Gleba Rio Vermelho estão sendo obrigados a jogarem fora grande parte do produto. O fato aconteceu na manhã de ontem (19), isso porque a ponte usada pela comunidade rural de pequenos produtores está sem condições de tráfego e o caminhão do laticínio que recolhe a produção na Gleba deixou de buscar o leite.

De acordo com o diretor executivo da Associação Nova Aliança, Nelsivon Silva Gomes, a situação já afeta cerca de 50 famílias de pequenos produtores, que dependem da comercialização da sua produção para sobreviverem. “Não é só produtores de leite que temos aqui. Tem também os produtores de gado de corte, de galinha, temos gente que planta feijão, mandioca e frutas. Estão todos sem ter como transportar sua produção para a cidade. Com essa ponte interditada, os prejuízos são muitos e vai prejudicar demais as famílias”, externou.

Segundo suas informações, a comunidade conta com um grande reservatório de leite, onde os produtores deixam o produto, que inclusive é resfriado, mas ele suporta apenas o equivalente a dois dias da produção da localidade. “Aí, quando o reservatório fica cheio, os produtores são obrigados a ordenhar e jogar o leite fora, pois senão dá mastite nas vacas e isso estraga o leite e pode até levar o animal à morte. Com isso, o pessoal está tendo que jogar fora cerca de dois mil litros de leite todos os dias”, informou.


Leite sendo jogado fora na Gleba Rio Vermelho – Foto: Divulgação

A dita ponte fica na Linha 3 da Gleba Rio Vermelho, na região conhecida como Vale Encantado, onde vivem e produzem centenas de famílias de assentados. “Já faz tempo que cobramos uma solução para o caso dessa ponte. Inclusive, o prefeito veio aqui e se comprometeu pessoalmente a resolver isso, mas ficou só na promessa. Outro problema que isso nos traz é que muita gente está tendo que deixar seu carro na ponte e caminhar até seis quilômetros para chegar na sua propriedade. Os alunos da Gleba que dependem do transporte escolar para estudar estão todos sem aulas. A nossa comunidade está sofrendo com isso e essa situação não pode continuar desse jeito”, cobrou o líder da comunidade rural.

A questão foi levada às autoridades municipais ainda em abril deste ano, sendo que no mês de agosto uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) esteve no local para estudar a situação da ponte, mas nenhuma atitude foi tomada. Mais recentemente, o próprio prefeito Zé Carlos esteve reunido com a comunidade e prometeu uma solução rápida para o caso, mas novamente nada foi feito até o momento.


A ponte de madeira, sem nenhuma condição de uso e interditada, é a única via por onde a comunidade pode escoar sua produção – Foto: Divulgação

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) estaria fazendo um levantamento das estradas vicinais da zona rural de Rondonópolis e que onde forem detectados problemas graves, como da ponte da Gleba Rio Vermelho, vai trabalhar para resolver de forma mais ágil. Mas, enquanto isso, a comunidade de produtores rurais continua isolada e amargando prejuízos financeiros.

E você produtor? Está passando ou já passou por algo parecido na sua região? Compartilhe conosco! 

As informações são do A Tribuna de Mato Grosso.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures