A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB/PR) vai centralizar o registro das empresas e de produtos, feito pelo Serviço de Inspeção do Paraná para Produtos de Origem Animal (SIP/POA). O novo serviço é responsável pela análise dos rótulos e dos procedimentos operacionais de fabricação dos alimentos colocados à venda no varejo. Também haverá maior controle sobre os processos e procedimentos durante a fabricação dos produtos.
A lei estadual altera a legislação anterior que vinculava o registro de produtos alimentares à Secretaria da Saúde. Agora, os registros de todos os produtos de origem animal produzidos no Paraná, pelas empresas sob a chancela do SIP, como carnes, embutidos, laticínios, pescados, ovos e mel devem ser feitos pela Secretaria da Agricultura. O novo procedimento facilita a vida do empresário, que passa a registrar a empresa e os produtos num só local.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, designou o médico veterinário Abdel Naser para chefiar a nova área de Registro de Produtos, Certificação e Rastreabilidade, uma divisão do SIP/POA.
Segundo Naser, mais de 50 empresas entre as 478 empresas registradas no SIP que participam do programa da Secretaria da Agricultura, Fábrica do Agricultor - Agroindústria Familiar - estariam aptas a solicitar auditoria para adequação. "Agora se inicia uma nova era para as agroindústrias familiares que buscam ampliação e novos mercados para seus produtos". O momento está favorável para isso, complementa.
A alteração na legislação foi exigência para a adesão do Paraná ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que permite a venda de produtos das empresas com SIP e que tenham aderido ao SISBI para outras unidades da federação. Para isso, o Estado teve que obter a chamada equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso significa que o SIP/POA, na Secretaria da Agricultura, tem os mesmos processos e procedimentos de inspeção, fiscalização e regulamentos equivalentes e reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As informações são da Agência de Notícias Estado do Paraná, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
O MilkPoint e a PricewaterhouseCoopers desejam saber sua opinião a respeito de programas de fidelização de produtores de leite. Clique aqui para participar da pesquisa.
SEAB/PR é quem fará o registro e fiscalização de POA
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB/PR) vai centralizar o registro das empresas e de produtos, feito pelo Serviço de Inspeção do Paraná para Produtos de Origem Animal (SIP/POA). O novo serviço é responsável pela análise dos rótulos e dos procedimentos operacionais de fabricação dos alimentos colocados à venda no varejo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ELVIO LAUTERT
FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 15/07/2010
Tomara que todas as agroindústrias paranaenses se adaptem e adiram ao SISBI.
Assim deixaremos de ver as discrepancias de critérios na captação de matéria prima que ocorrem atualmente.
Parabéns ao Governo do Paraná pela iniciativa... Só falta contratar mais profissionais para dar conta da fiscalização.
Assim deixaremos de ver as discrepancias de critérios na captação de matéria prima que ocorrem atualmente.
Parabéns ao Governo do Paraná pela iniciativa... Só falta contratar mais profissionais para dar conta da fiscalização.