SE: novos tanques asseguram qualidade do PAA-Leite

Em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Governo do Estado investiu R$ 359 mil na compra de 27 tanques de resfriamento para o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade leite (PAA-Leite).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Governo do Estado investiu R$ 359 mil na compra de 27 tanques de resfriamento para o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade leite (PAA-Leite). De acordo com o Tiê Prata, coordenador estadual do PAA-Leite, os tanques serão distribuídos nos 12 municípios onde atuam os 1,5 mil fornecedores de leite do programa. A previsão é de que até novembro todos os equipamentos estejam devidamente instalados nos abrigos.

Os tanques de resfriamento servem para manter a qualidade do leite. "O produto precisa ficar armazenado adequadamente para evitar que acidifique. Os tanques foram comprados também para ajudar os produtores a cumprir com mais facilidade a instrução normativa 51, que diz que o leite, após a ordenha, não pode ficar mais que duas horas em temperatura ambiente", pontuou o coordenador.

"Com a iniciativa, a população será beneficiada com leite de qualidade cada vez melhor e mais garantida. Vamos evitar riscos à saúde, e os produtores, por sua vez, terão uma preocupação a menos com o armazenamento do leite até o caminhão de coleta levá-lo ao laticínio", finalizou Tiê Prata.

As informações são do Site Plenário/SE, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 03/09/2010

Muito importante essa compra de tanques para resfriar o leite após a ordenha.
Sabemos que o leite recem-ordenhado é rico em lacteninas que são enzimas que inibem o crescimento bacteriano no produto.Por isso é que esses tanques deverão ser instalados o mais próximo possível das propriedades produtoras,para que o leite possa chegar neles o mais rápido possivel,principalmente em Sergipe,onde a temperatura ambiente é muito elevada.
De qualquer forma,será um grande avanço na melhoria da qualidade do leite.
"Leit,o mais nobre dos alimentos".
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?