Resgatar demandas de pequenos produtores, apresentar lei do Governo Estadual que viabiliza certificação de queijarias, instruir sobre financiamentos e garantir a assistência técnica, foram motivadores para o encontro que o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macêdo Sobral, em Nossa Senhora da Glória.
O encontro reuniu pequenos produtores de queijos da região do Alto Sertão sergipano e reuniu também o deputado estadual João Daniel, secretários municipais de Agricultura, os diretores da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro): Jeferson Feitoza, Salete Dezen e Antônio Bernardo Lima; o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Mardoqueu Bodano; o presidente da Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), Manoel Hora, além de representantes dos Bancos do Brasil, do Estado de Sergipe e do Nordeste.
O secretário José Sobral fez uma explanação prática, com as propostas de modernização das pequenas queijarias, e o processo a ser seguido para que a certificação pela lei 6.967 venha a abranger o maior número possível de pequenos produtores, seja de forma individual, ou através de associações ou cooperativas.
Ele comunicou também o roteiro de adequação da atividade queijeira às exigências legais, assim como o acesso a financiamentos através do Banco do Estado de Sergipe, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, envolvendo o estabelecimento de prazos e metas, numa integração estreita Governo e produtor. Foram apresentadas plantas das instalações específicas, assim como orientações sobre normas sanitárias, instalações nos padrões especificados, impactos ambientais, capacitação dos produtores de leite que atuam como fornecedores, chegando a 3.320. Atualmente o comércio estadual de queijo coalho possui uma produção de 12 mil quilos por dia, e o interestadual na faixa de 8 mil quilos diários.
O presidente da Emdagro, Jeferson Feitoz a citou o empenho do Governo com medidas concretas e práticas, num tempo rápido, pois as discussões iniciadas em 2009, com produtores e consumidores, resultaram em uma lei estadual. De lá pra cá, houve avanços significativos, além do estabelecimento de responsabilidades do Estado e dos produtores, traduzindo assim o resgate que o governo referenda, dos pleitos, para resolver a questão de 102 queijarias no Alto Sertão.
A matéria é da Agência Sergipe de Notícias, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
SE: Governo apresenta solução e lei para certificar pequenas queijarias
Durante encontro em Sergipe, o secretário José Sobral fez uma explanação prática, com as propostas de modernização das pequenas queijarias, e o processo a ser seguido para que a certificação pela lei 6.967 venha a abranger o maior número possível de pequenos produtores, seja de forma individual, ou através de associações ou cooperativas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.