Sem saber o que é chuva há 22 dias, produtores rurais do Oeste do Estado de Santa Catarina temem prejuízos. A pastagem seca já causa impacto na produção de leite. A previsão para a safra não é boa na região, principal bacia leiteira de Santa Catarina. A estimativa do engenheiro agrônomo da Epagri/SC (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Ivan Baldissera, é de que a quebra chegue a 20%. Nas últimas semanas, a produção caiu 12% em relação ao mesmo período de 2009.
Em agosto, choveu 66 milímetros na região, apenas 47% da média para o mês, que é 141 milímetros. Além disso, o índice de umidade relativa do dia 23 de agosto foi o mais baixo registrado nos últimos 40 anos. Completa o quadro, o aumento do número de queimadas e a redução da umidade no solo. Produtores viram os seus custos crescerem pela necessidade de complementar a alimentação dos animais com suplementos como ração e silagem.
Segundo Baldissera, há a previsão da chegada de frentes frias ao Estado na primeira quinzena de setembro.
As informações são do Diário Catarinense/SC, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
SC: estiagem pode prejudicar produção em até 20%
Sem saber o que é chuva há 22 dias, produtores rurais do Oeste do Estado de Santa Catarina temem prejuízos. A pastagem seca já causa impacto na produção de leite. A previsão para a safra não é boa na região, principal bacia leiteira de Santa Catarina. A estimativa do engenheiro agrônomo da Epagri/SC, Ivan Baldissera, é de que a quebra chegue a 20%. Nas últimas semanas, a produção caiu 12% em relação ao mesmo período de 2009.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.