SC desenvolve e aprimora o Programa Mais Leite

Para otimizar a atividade leiteira foi lançado em 2010 o Programa Mais Leite. A Iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). No ano passado foram desenvolvidas sete turmas, mas, neste ano, serão 20 turmas com 25 participantes cada uma.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Para otimizar a atividade leiteira - terceira ocupação em importância econômica para os produtores rurais, depois da suinocultura e avicultura - foi lançado em 2010 o Programa Mais Leite. A Iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). No ano passado foram desenvolvidas sete turmas, mas, neste ano, serão 20 turmas com 25 participantes cada uma.

"O programa busca a qualificação na bovinocultura de leite e seu objetivo é capacitar os produtores rurais na produção de leite com qualidade", explica o vice-presidente da Faesc e coordenador do Programa Mais Leite, Nelton Rogério de Souza.

O programa abrange o planejamento e gerenciamento da propriedade leiteira, implantação e manejo de pastagens, ordenha e qualidade do leite, cerca elétrica e reservas estratégicas de alimentos, manejo de bezerras e novilhas, manejo intensivo de pastagens e irrigação (lotação, medição de pasto, adubação), manejo de vacas e melhoramento genético, alimentação e implantação e manejo de pastagens de inverno e sanidade animal. Ao final do programa, são apresentados e avaliados os resultados da atividade na propriedade.

A técnica do Senar/SC Gisele Kraiéski, explica que o programa conta com 11 módulos de 6 horas de duração cada, divididos em momentos teóricos, práticos e acompanhamento nas propriedades dos participantes. As atividades práticas são realizadas na propriedade demonstrativa e dos treinandos.

O Senar/SC custeia todas as despesas, instrutoria, materiais instrucionais e alimentação nos encontros. Os participantes que obtêm no mínimo 80% de frenquência recebem certificados.

As informações são do Senar/SC, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo R. F. Mühlbach
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/02/2011

Apraz-me constatar que o referido programa incluirá "RESERVAS ESTRATÉGICAS DE ALIMENTOS", o que, certamente, significa a conservação de forrageiras pela ensilagem, ou seja, as vaquinhas a pasto não ficarão necessariamente ao"DEUS DARÁ". Ponto para o SENAR.
Qual a sua dúvida hoje?