A aposta histórica da multinacional francesa Danone no mercado de lácteos da Rússia, a Wimm-Bill-Dann, representa uma ameaça significativa para a empresa. Segundo a corretora da TKB Capital, Natasha Kolupaeva, a Wimm-Bill-Dann, grupo de lácteos russo do qual a Danone possui 18%, está "pronta para competir" com a nova empresa formada pela união da Danone com a Unimilk, segundo a corretora.
Embora a "nova rival tenha altas ambições, a Wimm-Bill-Dann tem planos de investir em aquisições na Bielorrússia, Rússia e Ucrânia, e na produção de alimentos para bebês", disse Kolupaeva.
De fato, a Danone pode trazer um impulso às ações da Wimm-Bill-Dann, considerando que a companhia francesa venda sua participação, liberando ações no mercado de Moscou. Essas ações, graças à falta de liquidez, foram comercializadas com desconto de aproximadamente 50% aos recibos de depósitos registrados em Nova York, que são, em essência, procuradores de ações. A venda da Danone "levaria a um estreitamento dos spreads", disse Kolupaeva. "Assim, veremos as ações locais da Wimm-Bill-Dann como uma boa oportunidade de investimentos".
A analista de um braço do Credit Suisse de Moscou, Victoria Petrova, disse que a Danone-Unimilk não é "uma ameaça competitiva importante" para a Wimm-Bill-Dann. "Não estamos significativamente preocupados com a perda de participação de mercado da Wimm-Bill-Dann. Historicamente, a Wimm-Bill-Dann tem sido bem sucedida em ter melhor desempenho que grandes membros do segmento de bebidas e uma crescente participação de mercado", disse Petrova.
Entretanto, Petrova alertou que a possibilidade de venda da Danone pesaria nos recibos de Nova York, o que ela classificou como "de baixa performance", com um preço alvo de US$ 21,58. "Potenciais preocupações técnicas relacionadas à aparente falta de interesse da Danone nas ações da Wimm-Bill-Dann e potencial oferta excessiva de ações poderia criar um sentimento negativo entre os investidores", finalizou Petrova.
As informações são do Agrimoney.com, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Rússia: Wimm-Bill-Dann diz poder competir com Danone
A aposta histórica da multinacional francesa Danone no mercado de lácteos da Rússia, a Wimm-Bill-Dann, representa uma ameaça significativa para a empresa. Segundo a corretora da TKB Capital, Natasha Kolupaeva, a Wimm-Bill-Dann, grupo de lácteos russo o qual a Danone possui 18%, está "pronta para competir" com a nova empresa formada pela união da Danone com a Unimilk, segundo a corretora.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.