Rússia: consumidores buscam produtos de menor custo

A demanda por produtos com preços mais competitivos aumentou e os varejistas estão de olho nas marcas mais baratas. Em resposta ao declínio no poder de gasto dos consumidores, companhias como Danone introduziram cortes nos preços e mudaram seu foco de produtos com valor agregado para linhas de produtos com desconto. A crise levou os consumidores russos a abandonarem os produtos lácteos de luxo, como sobremesas e mousses, e retornarem aos produtos mais tradicionais, como keifir e coalhada.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A demanda por produtos com preços mais competitivos aumentou e os varejistas estão de olho nas marcas mais baratas. Os produtores russos têm lutado contra as exportações de lácteos mais baratos da Bielorrússia, Ucrânia e países da União Europeia (UE).

Em contraste ao sucesso dos líderes dos mercados estrangeiros, os fornecedores russos sofreram uma queda na produção devido a novas mudanças nas regulamentações técnicas. Os produtores de leite estão relutantes em mudar a rotulagem de seus produtos de acordo com os novos padrões em um período sazonal de declínio na produção de leite e faltas inesperadas de leite em pó. A empresa líder de mercado da Rússia, Wimm-Bill-Dann passou por um declínio massivo nos lucros com relação ao ano anterior, vendo uma queda nas receitas para somente um terço dos níveis de 2008.

Nesse mês, a União Russa de Lácteos, que inclui as principais processadoras do país (Wimm-Bill-Dann, Unimilk, Danone, entre outras) também fracassou em obter um acordo sobre um preço mínimo proposto para o leite em 2010. Os processadores de lácteos acharam que 11 rubles (US$ 0,37) era muito e sugeriram 8 rubles (US$ 0,27) por litro.

O primeiro ministro russo, Viktor Zubkov, alertou as companhias de lácteos que se elas não estivessem dispostas a chegar a um acordo de preço mínimo, o Governo começaria a subsidiar a criação de fábricas estatais para o processamento de leite.

Em resposta ao declínio no poder de gasto dos consumidores, companhias como Danone introduziram cortes nos preços e mudaram seu foco de produtos com valor agregado para linhas de produtos com desconto. A crise levou os consumidores russos a abandonarem os produtos lácteos de luxo, como sobremesas e mousses, e retornarem aos produtos mais tradicionais, como keifir e coalhada. Analistas de mercado comentaram que os processadores de leite precisarão manter seu foco na funcionalidade nutricional e na conveniência das embalagens para evitar que os consumidores deixem de consumir seus produtos.

Em 23/03/10 - 1 Ruble Russo = US$ 0,03391
29,4744 Ruble Russo = US$ 1
1 Euro = US$ 1,35250
0,73924 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

A reportagem é do TheDairySite.com., adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?