A Portaria nº 214, publicada no Diário Oficial de 14 de dezembro de 2010, que define as normas que fixam a identidade e a qualidade do queijo artesanal serrano, foi analisada por técnicos da Emater/RS-Ascar e representantes de prefeituras e produtores dos 11 municípios beneficiados, nesta quarta-feira (26).
Diferente dos queijos coloniais, o serrano é produzido com leite cru, obtido da ordenha de vacas de raças de corte ou mista, o que garante um maior percentual de gordura e qualidade. Isso, somado ao processo peculiar de fabricação, agrega diferencial ao seu sabor. A conquista de uma regulamentação para o produto, que vinha sendo buscada há mais de 10 anos, representa um passo importante para os produtores. "Ela é resultado da união do conhecimento técnico com vontade política", destacou o zootecnista da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries.
A norma estabelece os critérios de funcionamento das queijarias com inspeção estadual, define o processo de fabricação da especiaria, indica seus ingredientes obrigatórios e descreve suas características, além de delimitar a região produtora a 11 municípios, o que vai possibilitar a busca de uma indicação geográfica para o produto. Fazem parte do grupo aos quais foi permitida a produção, os estabelecimentos localizados em fazendas leiteiras dos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Muitos Capões e Vacaria.
"A produção não foi liberada, mas regulamentada", esclarece Ries. Quem quiser produzir com inspeção municipal ou estadual tem um regulamento no qual se basear, o que vai garantir a autenticidade do produto para o consumidor. "Essa Portaria está dando um horizonte diferente para a região", salientou Reis.
A Emater/RS-Ascar também lembrou da importância desta norma para as futuras gerações, que poderão levar a atividade adiante, de forma legalizada, e como uma boa fonte de renda.
As informações são da Emater/RS-Ascar, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
RS: reunião para desenvolver o queijo artesanal serrano
A Portaria nº 214, publicada no Diário Oficial de 14 de dezembro de 2010, que define as normas que fixam a identidade e a qualidade do queijo artesanal serrano, foi analisada por técnicos da Emater/RS-Ascar e representantes de prefeituras e produtores dos 11 municípios beneficiados, nesta quarta-feira (26).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.