RS: Programa Balde Cheio é apresentado na Emater

Mais de 200 pessoas, entre prefeitos e vices, secretários da agricultura, técnicos e representantes de diversas instituições, participaram da apresentação do Programa Balde Cheio, na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, na tarde de ontem (20). Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste desde 1998, o Programa é um projeto de transferência de tecnologia, que ajuda no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Mais de 200 pessoas, entre prefeitos e vices, secretários da agricultura, técnicos e representantes de diversas instituições, participaram da apresentação do Programa Balde Cheio, na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, na tarde de ontem (20). Também acompanharam a explanação o presidente e a diretora técnica da Emater/RS, respectivamente, Mário Augusto Ribas do Nascimento e Águeda Marcéi Mezomo, o secretário de Irrigação e Uso Múltiplos da Água, Rogério Porto, e o diretor de Planejamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Fernando Heemann.

Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste desde 1998, o Programa é um projeto de transferência de tecnologia, que ajuda no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar técnicos da extensão rural e produtores, promovendo a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente, e monitorando impactos sociais, econômicos e ambientais nos sistemas de produção.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Artur de Camargo, o trabalho é específico em cada propriedade, respeitando-se as características da realidade individual. Não temos receita de bolo. Cada caso é único. Muitas vezes propriedades vizinhas possuem situações completamente diferentes, comentou Camargo. O Programa é operacionalizado pela Cooperideal.

O presidente da Emater/RS, Mário Nascimento, falou sobre o aumento na demanda do leite com a instalação das novas plantas no Estado. O Programa vem se somar ao trabalho da Instituição na produção leiteira. Nosso maior desafio é o produtor tornar-se competitivo para se estabelecer no mercado cada vez mais exigente.

A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, lembrou que a parceria entre extensão rural e pesquisa será fundamental para impulsionar o setor leiteiro no RS. A transferência de tecnologia, que o programa Balde Cheio proporciona, irá potencializar ainda mais a cadeia produtiva do leite. "Vai trazer uma alternativa de geração de renda importante para o nosso Estado", destaca a dirigente.

As informações são da Agência Safras, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

furlan
FURLAN

BOTUCATU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/10/2009

Muitos conhecem a tecnologia, mas na hora de por em prática...(è muito trabalho...). Poucos, mas muito poucos mesmo, têm coragem de arriscar. Acho que o motivo é esse, medo de arriscar, ou melhor, arriscar e trabalhar (combinação que gera paralização)
Leonel Fonseca
LEONEL FONSECA

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/10/2009

Pesquisadores e extensionistas capazes e qualificados é logico que temos em abundancia no Estado; o que realmente falta é vontade politica e sair da inercia. Portanto, saiam a campo que é o que realmente nós produtores solicitamos.
Paulo R. F. Mühlbach
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/10/2009

Vamos ver no que vai dar mais uma panacéia... Como se no RS não houvesse um corpo técnico capaz de transferir a necessária tecnologia ao produtor de leite.
Leonel Fonseca
LEONEL FONSECA

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/10/2009

Quero dar meus parabens a EMATER RS por apresentar para os Municipios Gauchos, o Programa Balde Cheio; porem cabe salientar que na Zona Sul,a +de 2 anos, as Coop. Cooproleite e Sulleite tinham começado a implantar este renomado Programa juntos com a equipe de tecnicos da Embrapa São Carlos por um periodo de quase 1 ano. Sendo que durante todo o tempo a Embrapa local se posicionou contraria a nossa iniciativa,"pois teria um projeto similar ja adaptado a região" e que até hoje não foi implantado.

Forças ocultas inviabilisaram nossa iniciativa (risos), o que com certeza foi uma pena para os produtores e Região como um todo. Esperamos que agora de uma maneira oficial a EMATER possa dar continuidade a este fantastico Programa!
Qual a sua dúvida hoje?