ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater/RS: produtores aumentam rebanho, produção e produtividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/12/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), lançou a terceira edição do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS 2019. O ato aconteceu no início deste mês (05/12), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Apesar do documento apresentar redução no número de produtores e do rebanho gaúcho de forma geral no Rio Grande do Sul, a produção e a produtividade em cada propriedade rural aumentaram.

O levantamento aponta que, desde 2015, houve aumento de rebanho e produção dentro da propriedade, numa média de 1,1 vaca por ano e 19,1 litros de leite por dia. A produtividade aumentou 165 litros por vaca a cada ano. Esses resultados se devem ao fato de os pequenos produtores estarem recebendo Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) de qualidade, se especializando mais e investindo em tecnologias, inseminação artificial, melhoramento das pastagens, de equipamentos e instalações, garantindo assim conforto e bem-estar animal.

O relatório mostra ainda as três principais dificuldades dos produtores de leite apontadas pelas entidades participantes da pesquisa: falta ou deficiência de mão de obra (45,21%); descontentamento em relação ao preço recebido pelo leite (44,89%) e também a falta de sucessão familiar (40,72%).

Esses dados foram coletados em 100% dos 497 municípios gaúchos entre 20 de maio e 30 de junho de 2019, sendo assim o maior e mais completo estudo sobre a cadeia produtiva do leite realizado no Brasil. O documento apresenta informações essenciais para se ter um retrato fidedigno da realidade da produção leiteira gaúcha para que, a partir de então, se possa atuar na melhoria e desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, que é composta por 97% de agricultores familiares.

Participaram desta pesquisa todos os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, 392 prefeituras, 207 inspetorias de defesa, 114 sindicatos de trabalhadores rurais, 74 conselhos municipais de Agricultura, 259 indústrias, agroindústrias, cooperativas e empresas de laticínios, além de 81 outras entidades ligadas ao primeiro setor gaúcho.

No primeiro trimestre de 2020, a Instituição lançará uma versão ainda mais completa e impressa do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS 2019, com dados dos 12 escritórios regionais da Emater/RS-Ascar e também por Coredes. Confira o relatório completo em aqui.

As informações são da Emater/RS.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures