O estado do Rio Grande do Sul começou a discutir a legalização do queijo artesanal serrano. Em reunião, na última terça-feira (20), na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, foi debatida uma forma de tornar possível a regularização da fabricação e comercialização do queijo. No encontro estiveram presentes o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do estado, João Carlos Machado, o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, o prefeito de Bom Jesus, José Paulo de Almeida, secretários da Agricultura dos outros municípios que integram o grupo de trabalho, além de representantes do setor produtivo.
O queijo serrano vem sendo produzido para consumo apenas na região, pois conta apenas com a fiscalização municipal. Segundo o prefeito de Bom Jesus, mais de cinco mil famílias da região dependem da fabricação do queijo artesanal serrano. Os estudos realizados mapearam os municípios que apresentam as condições necessárias para a produção: Bom Jesus, Cambará, Campestre, Caxias do Sul, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.
No dia 29 de outubro, outra reunião na Seappa -Secretaria Estadual de Agricultura Pecurária, Pesca e Agronegócio - do Rio Grande do Sul, irá detalhar os procedimentos a serem adotados pelos órgãos para regularização estadual e federal da produção.
As informações são da Revista globo Rural, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
RS: legalização do queijo artesanal serrano em debate
O estado do Rio Grande do Sul começou a discutir a legalização do queijo artesanal serrano. Em reunião, na última terça-feira (20), na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, foi debatida uma forma de tornar possível a regularização da fabricação e comercialização do queijo. O queijo serrano vem sendo produzido para consumo apenas na região, pois conta apenas com a fiscalização municipal.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.