RS: Governo lança Programa de Erradicação e Controle da Brucelose e Tuberculose
A partir desta sexta-feira (16), o Rio Grande do Sul terá um programa de controle e de erradicação da brucelose e tuberculose bovina, doenças que impõem perdas econômicas e trazem prejuízos a saúde pública.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O programa está baseado em projeto desenvolvido há dois anos no Vale do Taquari, envolvendo seis municípios, executado por um conjunto de entidades e representações do setor produtivo, a partir de um foco registrado no município de Arroio do Meio, que em dois anos, a serem completados em janeiro próximo, terá certificado mais de duas mil propriedades nos municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro.
De acordo com o secretário Mainardi, a projeção é de que em oito anos todas as propriedades que criam bovinos para a produção de leite e carne no Estado estejam certificados. "Vamos manter e ampliar o vasto leque de entidades que participam e vamos atuar por regiões sanitárias", explicou o secretário.
De acordo com o titular da pasta, o Rio Grande do Sul deve ser o primeiro Estado brasileiro a obter esse status sanitário. Com isso, acrescentou Mainardi, será possível acessar mercados como o da Comunidade Econômica Europeia, que não importa produtos lácteos de países que não têm erradicado ou que mantenham sob controle a brucelose e a tuberculose.
A matéria é de Marcos Pérez, do Governo do RS, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 21/01/2014

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 19/12/2011
Estava no momento, portanto, de as decisões deixarem de serem politicas resolvendo-as tecnicamente. Uma questão sanitária que pode consideravelmente, não ser eliminada de um momento para o outro, mas ter indices mais aceitaveis, ou sejam menos vergonhosos.
Importante iniciativa e esperemos para que o projeto não fique tão somente no discurso.
Nó só esperar como também cobrar resultados e informações a repeito.

MILAGRES - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/12/2011

ÁGUA SANTA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 16/12/2011
Vilmar Roque Comiran
Água Santa - RS - Méd. Veterinario - Fomento/Habilitado no PNCETB.
CRICIÚMA - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 16/12/2011
PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 16/12/2011
Oxalá, que a inciativa do RS se alastre pelo País afora.
SALVADOR DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 16/12/2011