RS: Governo lança Programa de Erradicação e Controle da Brucelose e Tuberculose

A partir desta sexta-feira (16), o Rio Grande do Sul terá um programa de controle e de erradicação da brucelose e tuberculose bovina, doenças que impõem perdas econômicas e trazem prejuízos a saúde pública.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

A partir desta sexta-feira (16), o Rio Grande do Sul terá um programa de controle e de erradicação da brucelose e tuberculose bovina, doenças que impõem perdas econômicas e trazem prejuízos a saúde pública. Em ato programado para o meio-dia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, o governador Tarso Genro, acompanhado do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, lança o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina / Bubalina (Procetube-RS).

O programa está baseado em projeto desenvolvido há dois anos no Vale do Taquari, envolvendo seis municípios, executado por um conjunto de entidades e representações do setor produtivo, a partir de um foco registrado no município de Arroio do Meio, que em dois anos, a serem completados em janeiro próximo, terá certificado mais de duas mil propriedades nos municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro.

De acordo com o secretário Mainardi, a projeção é de que em oito anos todas as propriedades que criam bovinos para a produção de leite e carne no Estado estejam certificados. "Vamos manter e ampliar o vasto leque de entidades que participam e vamos atuar por regiões sanitárias", explicou o secretário.

De acordo com o titular da pasta, o Rio Grande do Sul deve ser o primeiro Estado brasileiro a obter esse status sanitário. Com isso, acrescentou Mainardi, será possível acessar mercados como o da Comunidade Econômica Europeia, que não importa produtos lácteos de países que não têm erradicado ou que mantenham sob controle a brucelose e a tuberculose.

A matéria é de Marcos Pérez, do Governo do RS, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Cinthia Ribeiro Almeida Leão
CINTHIA RIBEIRO ALMEIDA LEÃO

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/01/2014

E aí, alguém sabe se esse projeto realmente entrou em vigor e se a região de Arroio do Meio está livre de Brucelose e Tuberculose?
MARCIO DE LIMA WULFF
MARCIO DE LIMA WULFF

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/12/2011

O Rio Grande do Sul apresenta hoje taxa de mais de 2% de brucelose em seu rebanho taxa que já chegou, em anos anteriores, a 0,7%  em virtude de ser um dos primeiros estados a fazer parte do PNCEBT. Bastou o sucateamento do Estado no que envolve as Inspetorias e as taxas se elevaram substancialmente.

Estava no momento, portanto, de as decisões deixarem de serem politicas  resolvendo-as tecnicamente. Uma questão sanitária que pode consideravelmente,  não ser  eliminada de um momento para o outro, mas ter indices mais aceitaveis, ou sejam menos vergonhosos.

Importante iniciativa e esperemos para que o projeto não fique tão somente no discurso.

Nó só esperar como também cobrar resultados e informações a repeito.
JOSÉ NICODEMOS NETO
JOSÉ NICODEMOS NETO

MILAGRES - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2011

Espero que esse exemplo do RS sirva para outros Estados da Federação. Parabéns!
Vilmar Roque Comiran
VILMAR ROQUE COMIRAN

ÁGUA SANTA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/12/2011

É como diz o hino riograndense, sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra. Que bom que o RS larga mais uma vez na frente. Para disputar-mos o mercado externo, e com isso o nosso produtor do setor primário poder ter melhor remuneração, é preciso cumprir as exigências do mercado comprador. Parabéns a todos os que se empenhram para que isso se tornasse realidade.

Vilmar Roque Comiran

Água Santa - RS - Méd. Veterinario - Fomento/Habilitado no PNCETB.
Andre Assis da Silva
ANDRE ASSIS DA SILVA

CRICIÚMA - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/12/2011

Bom para todos
Paulo R. F. Mühlbach
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/12/2011

ALELUIA!  Se este programa efetivamente sair do papel, mesmo que, numa primeira etapa, contemple primordialmente o rebanho leiteiro, estaremos, finalmente, vislumbrando condições reais de competir no mercado de exportação, além de resgatar um débito de maior segurança para com o consumidor nacional.
Oxalá, que a inciativa do RS se alastre pelo País afora.
Regis Luis Sturm Lenz
REGIS LUIS STURM LENZ

SALVADOR DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/12/2011

muito bom essa iniciativa...tava na hora de fazer isto, pois a muita propriedade que nunca foi feito esse tipo de teste, assim tambem na hora de vender o animal, tera uma garantia a mais.
Qual a sua dúvida hoje?