RS ganha reforço na inspeção federal de produtos agropecuários

Vinte e seis dos 300 fiscais federais agropecuários aprovados em concurso que estão sendo chamados pelo Ministério da Agricultura atuarão no Rio Grande do Sul. Segundo a delegacia sindical da categoria (Anffa) no Estado, metade já está em atividade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Vinte e seis dos 300 fiscais federais agropecuários aprovados em concurso que estão sendo chamados pelo Ministério da Agricultura atuarão no Rio Grande do Sul. Segundo a Delegacia Sindical da Categoria (Anffa) no Estado, metade já está em atividade. O restante deve assumir a função até o final deste mês, como estima a superintendência regional do ministério. Eles atuarão nas indústrias de produtos de origem animal que estão sob o escopo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). As vagas serão distribuídas em 23 municípios do Interior.
 
"Uma parcela da nossa defasagem será suprida com isso. Há plantas que entraram em operação e precisam desses profissionais", conta Bernardo Todeschini, superintendente do Ministério no RS.
 
Uma das convocadas é a fiscal Caroline Posser, que terminou em terceiro lugar na classificação do concurso em todo o país. Ela era fiscal estadual agropecuária e agora passará a trabalhar em frigoríficos com SIF. "São empresas maiores, normalmente voltadas para a exportação. A entrada dos novos auditores vai melhorar um pouco o fluxo da inspeção. Várias plantas têm três turnos de funcionamento", observa Caroline. 
 
O delegado sindical, Mario Fernando Peyrot Lopes, entende que seria necessário nomear um número ainda maior de auditores fiscais federais agropecuários. "Tivemos muitos colegas aposentados nos últimos anos. Esses novos chamados nem chegam a repor esse déficit". O superintendente do ministério no RS concorda, mas afirma que no administrativo o problema é ainda maior. "Tenho 95% do meu pessoal dessa área com chance de aposentadoria. Administração geral do sistema é algo que tem de ser pensado", explica o delegado. 
 
Por ora, fica a boa notícia do reforço em área tão vital, responsável por fiscalizar frigoríficos e laticínios.
 
As informações são do jornal Zero Hora.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?