Não param de crescer os números da estiagem que assola o Rio Grande do Sul neste verão. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo, o Estado tem 460.714 pessoas afetadas pela escassez de chuva. Até as 12h, 106 decretos de emergência já haviam sido expedidos, com outras 39 Notificações Preliminares de Desastre enviadas, em um total de 145 municípios atingidos.
A Emater já calcula prejuízo de até 25% nas culturas de verão, como milho, feijão e soja, devido à estiagem. O preço do leite pode chegar a R$ 2 nas prateleiras dos supermercados se nos próximos 15 dias se não chover o suficiente para minimizar os efeitos da estiagem nas pastagens do Rio Grande do Sul, segundo o Sindicato da Indústria Leiteira (Sindilat) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag).
Em entrevista à Rádio Guaíba no sábado, o governador em exercício, Beto Grill, afirmou que pretende levar autoridades para as cidades mais atingidas pela seca. "Vamos verificar a situação dessas comunidades. Além disso, ao lado de secretários e dirigentes, pretendemos conversar sobre as medidas que serão anunciadas", disse.
"As primeiras dificuldades que estamos encontrando são as quedas nas safras de milho, feijão, soja, leite. Para esse aspecto, estamos construindo esse decreto coletivo, que deve ser anunciado na próxima semana", assegurou o governador em exercício.
A matéria é do Correio do Povo, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
RS: Estiagem afeta 460 mil pessoas no RS, informa Defesa Civil
Não param de crescer os números da estiagem que assola o Rio Grande do Sul neste verão. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo, o Estado tem 460.714 pessoas afetadas pela escassez de chuva. O preço do leite pode chegar a R$ 2 nas prateleiras dos supermercados se nos próximos 15 dias se não chover o suficiente para minimizar os efeitos da estiagem.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.