RS: chuvas dificultam a coleta de leite

Além de destruir lavouras, as chuvas também impactam a coleta de leite no Rio Grande do Sul. Segundo o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, os caminhões das empresas não têm acesso às pequenas propriedades rurais devido às condições precárias de algumas estradas, ou estão chegando com atraso. A falta de energia em vários municípios também contribui para reduzir a qualidade do alimento pela falta de resfriamento adequado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Além de destruir lavouras, as chuvas também impactam a coleta de leite no Rio Grande do Sul. Segundo o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, os caminhões das empresas não têm acesso às pequenas propriedades rurais devido às condições precárias de algumas estradas, ou estão chegando com atraso. A falta de energia em vários municípios também contribui para reduzir a qualidade do alimento pela falta de resfriamento adequado. "Os freteiros fazem a análise na hora da coleta. Se o produto não está bom, já descartam", diz o dirigente, lembrando que o prejuízo fica com o criador. A situação mais difícil está nas regiões de Pelotas e Cruz Alta.

A Fetag espera que a perda se reverta em melhores preços e debaterá a questão nesta segunda-feira (30) com o Sindilat. "Esperamos que a indústria tenha posição favorável ao produtor", destaca o tesoureiro-geral da federação, Amauri Miotto. Contudo, Palharini não acredita que a redução na produção tenha reflexo nos preços, já que grandes fornecedores mantêm o abastecimento.

Miotto afirma que a quebra de safra é evidente, mas que não se sabe a extensão das perdas. A expectativa é quanto à aquisição de 50 mil toneladas de leite em pó pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As informações são do jornal Correio do Povo/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

marcelo roberto costanzi
MARCELO ROBERTO COSTANZI

CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 01/12/2009

Esta é a hora das cooperativas do R.S. auxiliarem os produtores, ja que detém na cadeia produtiva do leite a maior lucratividade, com pena futura de termos sérios prejuízos, pois deste jeito o produtor de leite, vai engordar vaca e vender para o açougue, mudando de segmento.
ÉSIO RAMOS DE OLIVEIRA
ÉSIO RAMOS DE OLIVEIRA

SERRANIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/11/2009

Esperamos todos que as autoridades competentes (Governo ETC) estejam ao lado dos produtores nesta situação tão dificil vivida pelos produtores gauchos.
Qual a sua dúvida hoje?