Rossi: Brasil tem dificuldade para ampliar exportação

O Brasil enfrenta dificuldades para ampliar suas exportações agrícolas para a UE (União Europeia) devido a pressões dos produtores nos países do bloco, denunciou nesta quinta-feira (12) o ministro da Agricultura Wagner Rossi. Com relação aos Estados Unidos, Rossi lamentou a falta de acordos que facilitem o comércio em alguns casos específicos, em referência principalmente ao etanol.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O Brasil enfrenta dificuldades para ampliar suas exportações agrícolas para a UE (União Europeia) devido a pressões dos produtores nos países do bloco, denunciou nesta quinta-feira (12) o ministro da Agricultura Wagner Rossi.

O Brasil é um dos maiores provedores agrícolas mundiais, mas a crise econômica mundial fez com que a Europa "apertasse o cinto" e reduzisse sua demanda, acrescentou Rossi. O governo brasileiro confia em que um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a UE possa colocar um fim às restrições europeias às exportações agrícolas do país.

As negociações para esse acordo foram retomadas recentemente, mas ainda sofrem a pressão dos produtores agrícolas brasileiros.

Com relação aos Estados Unidos, Rossi lamentou a falta de acordos que facilitem o comércio em alguns casos específicos, em referência principalmente ao etanol. Apesar de ser mais econômico e produtivo, o etanol de cana-de-açúcar do Brasil sofre restrições no mercado americano, que produz o biocombustível a base de milho e mantém "certo grau de protecionismo".

Em relação às limitações que o setor agropecuário enfrenta como consequência da valorização do real frente ao dólar, Rossi afirma que apesar de "ganhar em produção, o Brasil perde na comercialização internacional".

O Brasil exportou US$ 68 bilhões em produtos agropecuários entre julho do ano passado e junho de 2010, número que não chega a bater o recorde de 2008 (julho de 2007 e junho de 2008), com US$ 71,9 bilhões.

"O clima e o preço de produtos como o café e a soja são fatores que não podemos controlar, mas em um ano normal nós passaríamos esse recorde de exportação", explicou Rossi.

Rossi enfatizou ainda a necessidade de apoiar a agricultura familiar, já que "uma porcentagem dessa produção em pequena escala contribui consideravelmente na agricultura do país, sobretudo no norte". "A complementação entre os dois tipos de agricultura (familiar e empresarial) permitiu uma redução dos problemas sociais (em zonas rurais)", comentou.

A reportagem é do jornal Folha de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/08/2010

Um país que tem pessoas fortes na area comercial, logicamente protege os seus produtos, e seus produtores, como é caso acima ,da UE e USA , aqui ao contrário, não enxergam ou não querem enxergar, o importante é o consumidor comprar barato nos mercados e o produtor pagar a conta , não sei até quando.
Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/08/2010

A análise e as demandas políticas para o setor estão corretas. Só que parece que ele não é governo.
Qual a sua dúvida hoje?