Foi realizado no final do mês de novembro, em Ji-Paraná uma audiência pública para debater a Política Nacional para Cadeia Produtiva do Leite com parlamentares da Subcomissão Permanente do Leite (SPL) da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Representantes de sindicatos, associações, laticínios e autoridades municipais, estaduais e federais participaram da reunião, com objetivo de acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, definir políticas de preços, combater a formação de cartéis, na produção de insumos lácteos e redefinição da carga tributária sobre o leite in natura.
"O setor produtivo do leite é o que tem maior capilaridade social, tem também o maior volume de famílias. Hoje a Argentina produz 12 bilhões de litros de leite por ano envolvendo 11 milhões de produtores, nós aqui do Brasil temos uma produção 30,6 bilhões de litros por ano e mais de um milhão de produtores. Em 15 anos seremos o maior produtor do mundo", disse o relator da Subcomissão Permanente do Leite, o deputado Federal (RS), Alceu Moreira (PMDB).
Em Rondônia a produção é de 2,2 milhões de litros de leite por dia, demanda que saltaria, segundo os produtores, se não fosse o custo de produção com insumos e a falta de uma política de preço. "Há três anos vendíamos o leite a R$ 0,60 ou R$ 0,70 o litro, de lá para cá, nada mudou, continuam não valorizando nossa produção. Pior, é que quando vamos receber, pagam com valores reduzidos, e só sabemos na hora de receber", desabafou Paulo Sérgio, presidente da Associação os Pequenos Produtores Rurais do Itapirema dois.
A matéria é do Correio Popular de RO, adaptada pela Equipe MilkPoint.
RO: Audiência debate preço do leite
Representantes de sindicatos, associações, laticínios e autoridades municipais, estaduais e federais se reuniam ara debater temas da produção de leite no mercado nacional, definir políticas de preços, combater a formação de cartéis, na produção de insumos lácteos e redefinição da carga tributária sobre o leite in natura.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

RINALDO DE PAULA CAMPOS
LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/12/2011
EU QUE É UM ABSURDO O PREÇO DO LEITE ESTAR TÃO BAIXO , A NOSSA PRESIDENTA DEVERIA INTERFERIR NO PREÇO DE LEITE PARA O PRODUTOR RURAL. OS INSUMOS CONTINUAM SENDO O NOSSO VILÃO PARA PRODUÇÃO DE LEITE E SE NÃO HOUVER UM MOVIMENTO FAVORÁVEL AOS PRODUTORES A TENDENCIA É CADA DIA MAIS O HOMEM DO CAMPOS MIGRAR PARA CIDADE...