RN: programa reduz taxas de desnutrição e mortalidade infantil em Natal

O Programa de Combate às Carências Nutricionais (PCCN), mais conhecido como Programa do Leite, implantado nas 32 unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem contribuído para a redução dos índices de desnutrição infantil e mortalidade no município de Natal. Este indicador continua a ter prioridade na agenda governamental e dos profissionais de saúde que atuam na saúde pública da capital.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Programa de Combate às Carências Nutricionais (PCCN), mais conhecido como Programa do Leite, implantado nas 32 unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem contribuído para a redução dos índices de desnutrição infantil e mortalidade no município de Natal.

Apesar de ter ocorrido redução importante na taxa de mortalidade nos últimos anos, e uma melhora da situação nutricional, com redução da prevalência de desnutrição em menores de cinco anos, este indicador continua a ter prioridade na agenda governamental e dos profissionais de saúde que atuam na saúde pública da capital.

Na prática, o Programa consiste na distribuição diária de 01 litro de leite pasteurizado tipo "C", para crianças desnutridas, na faixa etária de seis a 59 meses, e ½ litro para gestantes e pacientes com tuberculose em tratamento. O leite, juntamente com as ações de saúde, como vacinação, suplementação de ferro e vitamina A, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e o pré-natal, ajuda a reduzir a desnutrição calórico-protéica.

De acordo com o Núcleo de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da SMS, em 2010 o Programa do Leite da Prefeitura de Natal beneficiou 7.000 crianças, 2.000 gestantes e 200 pacientes com tuberculose, em tratamento. Durante o ano passado (Tabela 1), foram distribuídos 2.203.670 litros de leites nas unidades de saúde do município, média mensal de 183.639 litros, representando um investimento de R$ 3.085.138,00, recursos próprios do município.

Tabela 1. Volume distribuído e investido no Programa do Leite.

Figura 1


As informações são da Prefeitura de Natal, adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?