Apesar de ter ocorrido redução importante na taxa de mortalidade nos últimos anos, e uma melhora da situação nutricional, com redução da prevalência de desnutrição em menores de cinco anos, este indicador continua a ter prioridade na agenda governamental e dos profissionais de saúde que atuam na saúde pública da capital.
Na prática, o Programa consiste na distribuição diária de 01 litro de leite pasteurizado tipo "C", para crianças desnutridas, na faixa etária de seis a 59 meses, e ½ litro para gestantes e pacientes com tuberculose em tratamento. O leite, juntamente com as ações de saúde, como vacinação, suplementação de ferro e vitamina A, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e o pré-natal, ajuda a reduzir a desnutrição calórico-protéica.
De acordo com o Núcleo de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da SMS, em 2010 o Programa do Leite da Prefeitura de Natal beneficiou 7.000 crianças, 2.000 gestantes e 200 pacientes com tuberculose, em tratamento. Durante o ano passado (Tabela 1), foram distribuídos 2.203.670 litros de leites nas unidades de saúde do município, média mensal de 183.639 litros, representando um investimento de R$ 3.085.138,00, recursos próprios do município.
Tabela 1. Volume distribuído e investido no Programa do Leite.

As informações são da Prefeitura de Natal, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.