RJ: fábrica fortalece produtores de leite na Região Serrana
Agricultores familiares ligados à Cooperativa Agropecuária de Duas Barras, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, comemoraram, neste sábado (9), a inauguração da agroindústria para fabricação de queijo mussarela e requeijão culinário a partir do leite coletado pelos pequenos produtores associados. A cooperativa incorpora pouco mais de 200 produtores.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A compra dos equipamentos para o beneficiamento do leite e a estruturação da nova planta custou R$ 170 mil e foram financiadas com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Infraestrutura (Proinf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com o funcionamento da nova unidade, 70% dos 15 mil litros de leite produzidos diariamente pelos associados da cooperativa passam a ser processados na forma de derivados com alto valor agregado, e melhor preço de comercialização, garantido maior renda para as famílias dos trabalhadores cooperados.
Para a produtora rural e vice-presidente da cooperativa, Iacy Emerich, a fabricação dos novos derivados surgiu da necessidade de garantir mais lucro aos produtores. Principalmente durante o "período das águas", quando a fartura dos pastos aumenta a produção dos rebanhos leiteiros, causando queda no preço do leite em razão do aumento da oferta. "Daí a opção pela mussarela e pelo requeijão culinário que podem ser estocados por até seis meses e atingem preços maiores do que o leite", explicou a produtora.
As informações são do MDA, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

NITERÓI - RIO DE JANEIRO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 20/01/2013

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/04/2011
uma nova empreitada começa ! Parabéns, por sua luta, que agora esta revigorada com esta nova fase desta tradicional cooperativa !
Sucesso
marcelo