Rio de Janeiro defende pacto nacional para proteger produtor de leite
O secretário estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, Christino Áureo participou nesta segunda, dia 3, de Audiência Pública para discutir a elaboração de uma Política Nacional para a Cadeia Produtiva do Leite. Estiveram presentes integrantes da subcomissão de leite da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, os deputados federais Domingos Sávio e Carlos Magno e o deputado estadual Rogério Cabral. Na ocasião, Christino Áureo defendeu a criação de pacto nacional federativo no âmbito do agronegócio, voltado para o leite, visando proteger o produtor nacional.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Este é nosso pleito. Fazendo valer o papel do governo do Estado do Rio, estamos à vontade para sugerir aos representantes da subcomissão de leite uma série de medidas que precisam ser implementadas nacionalmente. Em primeiro plano, destaco a correta tributação entre os estados. No Rio de Janeiro tivemos que fazer quatro leis diferentes para proteger a produção fluminense e diminuir o preço ao consumidor, porque os demais estados estabeleceram a chamada guerra fiscal. Nós nos defendemos dela" - destacou.
Segundo o secretário estadual de Agricultura, não era cabível que uma cooperativa a 100 quilômetros da capital estivesse fechada em favor de uma indústria localizada em outro país. Na sua avaliação, se o governo federal muda a alíquota do IPI para proteger uma indústria tão forte como uma montadora de automóveis, porque não proteger algo tão pequeno como o produtor familiar de leite no Brasil.
O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, salientou o fato do estado ter uma legislação tributária para a cadeia láctea. "Este é um dos setores mais importantes do agronegócio fluminense. Compreendemos a importância de definirmos uma estratégia para o segmento. Um dos maiores problemas que o setor enfrenta talvez seja a questão da importação descontrolada" - afirmou.
As informações são do Governo do Rio de Janeiro, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/10/2011
Christino Áureo.
Nós produtores de leite de Minas, o maior produtor de Brasil, esperamos no mínimo,
um posicionamento do Governo e dos orgãos representativos da classe , favorável
a implantação de uma Politíca Nacional Para a Cadeia Produtiva do Leite.
Minas Gerais precisa levantar sua voz.
Pedro Augusto Junqueira Ferraz
Fazenda Passa Tempo
Abaiba - Leopoldina MG

PAINS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 06/10/2011
O produtores de leite brasileiros, na sua grande maioria são verdadeiros guerreiros e precisam de iniciativas iguais a esta para tentarem sobreviver. Além da falta de incentivo no Brasil para se produzir leite, ainda tem de enfrentar a concorrência de países do Mercosul, que na sua maioria tem produção subsidiada pelo governo, e um dos únicos destinos para seus excedentes somos nós. O Brasil precisa se unir, setores públicos e privados para lutar pela classe neste país. Temos um dos custos de produção mais altos do mundo, e quando o nosso produtor tem a oportunidade de uma melhor remuneração pelo litro de leite, são obrigados a engolir guela abaixo baixas altíssimas, que na maioria das vezes vem até mesmo sem avisar. Hoje já se observa que grandes e tradicionais fazendas leiteiras do país estão se tornando enormes canaviais ou grandes plantações de eucalipto, quando não estão meramente abandonadas. Como seremos um grande produtor mundial de leite mediante todas estas situações? Acredito que existam muitos conceitos ainda para serem revistos.
Abraço.

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 06/10/2011

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 06/10/2011
pequenino Estado do Rio, produz cerca de 600 mil/Lts./dia e tem um consumo perto de 3,5 milhões/Lts./dia, e Cooperativas nanicas sendo fechadas suas portas, para se comprar leite da Argentina e/ou do Uruguaí ... Seria uma enorme injustiça para com produtores familiares e tradicionais filhos da terra ... terem suas produções mínima competindo com grandes grupos ...
marcelo

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 05/10/2011
Que o nosso secretário Christino Áureo, se una ainda mais com Dr. Rodolfo Tavares para que a cadeia produtiva do leite fluminense fique muito mais fortificada.
Sou técnica do Projeto Balde Cheio, que busca resgatar a dignidade do pequeno produtor de leite, fico muito feliz com a atuação das autoridades do nosso estado, precisamos muito desse apoio.
Agradeço muito a vocês .....
Parece que o o governo federal só se importa com a indústria automobilística, hahaha !!!!!!! E o PIB brasileiro vem da onde ?
Será que vai continuar entrando leite externo no Brasil à vontade ?
Carolina

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/10/2011
Lamento não ser este o posicionamento do Governo Federal.
Se estiver enganado, desde já, peço desculpas, pela minha falta de informações.
Att.
José Manoel

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/10/2011
Parabéns e que seu ato de bravura, sirva de exemplo, quem sabe a coisa não siga
desgovernada como sempre...