ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RIISPOA: encerrado prazo de consulta pública

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/10/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Terminou o prazo de consulta pública do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa). As propostas estão sendo analisadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (Dipoa/SDA). Devido ao grande volume de contribuições recebidas, o diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira, acredita que o prazo para avaliação das propostas não será inferior a 60 dias.

Em seguida, o documento será entregue à Consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ajustes legais. Depois disso, a proposta será encaminhada à Casa Civil da Presidência da República e só entrará em vigor após a publicação no Diário Oficial da União.

Para a modernização do Riispoa, o departamento criou um grupo de trabalho composto por fiscais federais agropecuários para atualizar as alterações da lei. Dos 811 artigos do atual regulamento, 49% foram alterados e outros 47% revogados por estarem obsoletos. Apenas 3,4% dos artigos foram preservados e 290 criados. Ao todo, são 748 artigos na nova proposição.

Para harmonizar a nova proposta com os critérios atuais de segurança alimentar, o grupo de trabalho considerou dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, orientações do Códex Alimentarius, normas do Mercosul, legislações internacionais e os acordos sanitários que o Brasil mantém com mais de 150 países, com os quais mantém comércio. Também foram considerados o embasamento científico e tecnológico e as legislações que interferem nas atividades do Dipoa.

Entre as principais alterações, destaca-se a fiscalização periódica das empresas de beneficiamento de leite e fábricas de conservas. Com essa mudança, os fiscais não atuarão permanentemente dentro das empresas. Cada fiscal realizará o trabalho de inspeção em determinado número de estabelecimentos da região, por escolha aleatória.

Cabe lembrar que a nova proposta do Riispoa cumpre o Código de Defesa do Consumidor, que atribui a responsabilidade primária pela qualidade do produto à empresa que o produziu.

Para fundamentar as inspeções, foram mantidos os artigos do Riispoa que definem as exigências para o registro dos estabelecimentos, os padrões das instalações das empresas, os equipamentos, os fluxogramas de produção e as obrigações para controle da produção de alimentos.

As informações são do Mapa, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures