Além disso, Ricarda é instrutora do Curso Online AgriPoint " Gestão da Reprodução em rebanho de leite: foco em resultados". Na entrevista, ela destaca os principais pontos para obtenção de uma eficiência reprodutiva, como avaliá-la e quais as principais estratégias para obtê-la.

MilkPoint: Qual importância da eficiência reprodutiva para a fazenda leiteria?
Ricarda: A otimização da eficiência reprodutiva pode ser um dos principais fatores que contribuem para melhorar o desempenho e a lucratividade do rebanho leiterio. O desempenho reprodutivo é o responsável direto pela produção de leite por dia de vida útil da vaca (mais picos de lactação durante a vida produtiva), número de animais de reposição, redução de custos e evolução do rebanho (descartes voluntários e não somente baseados na condição gestante/vazia).
MilkPoint: Como avaliar a eficiência reprodutiva? Existe algum parâmetro específico?
Ricarda: Existem várias formas de avaliar a eficiência reprodutiva do rebanho. A mais simples analisa o DEL (dias médios em lactação das vacas) para rebanhos puros. Um rebanho com DEL maior que 150 dias significa que as lactações, em média, são maiores que 305 dias e como o período seco das vacas puras é em média de 60 dias, provavelmente o intervalo entre partos (IEP) desse rebanho é maior que 365 dias.
Em rebanhos mestiços, a análise mais simplista é a relação entre vacas em lactação e vacas secas. Para estimar o IEP, primeiro deve-se saber a duração do período de lactação.
O ideal para vacas Mestiças seria:
- IEP = 12 meses
- Lactação = 9 meses
- Período seco = 12 - 9 = 3 meses
- Porcentagem de vacas em lactação e secas
Vacas em lactação = 9/12 = 75%
Vacas secas = 3/12 = 25%
Porém, a forma mais correta de se avaliar a eficiência reprodutiva de um rebanho é a taxa de prenhez, que considera também a eficiência de detecção de cio. A avaliação da taxa de prenhez é importante, pois, a eficiência reprodutiva em rebanhos leiteiros deve-se basear em altas taxas de detecção de estro (TDE) e de concepção (TC) após um período voluntário de espera (PVE), que pode ser definido baseado no restabelecimento do aparelho reprodutivo ou nas características de produção.
A Taxa de Prenhez [TP (TP=TDE*TC)], representa a proporção de vacas que ficam gestantes dentro do período de um ciclo estral (21 dias). A TP determina a "velocidade" na qual as vacas ficam gestantes a partir do PVE.
MilkPoint: Quais as principais estratégias para aumentar a eficiência reprodutiva em vacas leiteiras?
Ricarda: Considerando que o rebanho não tem problemas sanitários nem de manejo nutricional, é muito difícil alterar a taxa de concepção do mesmo. O caminho para reduzir o intervalo entre o parto e a concepção é aumentar a taxa de serviço. Para aumentar a taxa de serviço ou de detecção de cio é necessário:
- Reconhecer o problema
- Treinamento de mão de obra responsável pela observação
- Usar ferramentas auxiliares
- Lista de previsão de retorno ao cio
- Marcação com giz na cauda das vacas
- Rufião
- Protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF)
O diagnóstico precoce da gestação também é parte importante do manejo reprodutivo, para que a vaca vazia seja identificada o mais cedo possível e seja re-inseminada, para dessa forma ter chance de ficar gestante.
Se interessou? Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.