Restaurantes poderão ter de incluir leite no cardápio

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7680/10, do deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), que obriga restaurantes, bares e similares a oferecer leite pasteurizado ou longa vida em seus cardápios. O deputado afirma que a medida vai reduzir os graves problemas provocados com excedentes de produção e viabilizar uma alternativa de mercado para evitar as constantes oscilações no preço do produto pago ao produtor.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7680/10, do deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), que obriga restaurantes, bares e similares a oferecer leite pasteurizado ou longa vida em seus cardápios. A proposta estabelece que o produto vendido deverá deve ser de origem segura e estar em conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O parlamentar argumenta que, além do valor nutricional, o leite tem "elevada importância econômica" para o País. De acordo com o parlamentar, o setor emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, e é responsável por 40% dos postos de trabalho na área rural.

"Para ter-se uma idéia mais objetiva do impacto deste setor na economia, a elevação na demanda final por produtos lácteos em um milhão de reais, por exemplo, gera 195 empregos permanentes. Este impacto supera o de setores tradicionalmente importantes como o automobilístico, o de construção civil, o siderúrgico e o têxtil", explica Antônio Andrade.

O deputado afirma que a medida vai reduzir os graves problemas provocados com excedentes de produção e viabilizar uma alternativa de mercado para evitar as constantes oscilações no preço do produto pago ao produtor.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

As informações são da Agência Câmara, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já respondeu a Pesquisa sobre Associação de Produtores? Colabore auxiliando o MilkPoint a melhor compreender as atuais demandas dos produtores de leite em relação à atuação das entidades de classe, clicando aqui.
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Gustavo Ribeiro da Silva
GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

NOVA OLÍMPIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2010

Não adianta forçar a barra com este tipo de iniciativa, pois o que realmente dá resultado é gastar rios de dinheiro em propaganda e patrocinios como fazem as grandes marcas de refrigeranrante e cerveja. É uma pena que o setor do leite, que trabalha duro não tenha nem tempo nem dinheiro para fazer Marketing. O povo não quer saber de qualidade nos produtos que compra, mais sim consumir o que está na moda.
Marco Antonio Costa
MARCO ANTONIO COSTA

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2010

Ótima idéia, a disponibilidade de tomar um copo de leite durante o almoço ou jantar era uma prática comum a algums anos . Depois com a vinda das multinacionais do refrigerante, este mercado ficou reservado a elas. Não precisamos dizer o quanto faz mal a saúde tomar refrigerante. Com certeza esta iniciativa será boa, inicialmente mudando a cultura alimentar e depois, tornando-se uma prática natural pra todo mundo.
Ítalo Diógenes Holanda Bezerra
ÍTALO DIÓGENES HOLANDA BEZERRA

LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2010

Exelente idéia,não nos apeguemos aos detalhes do que poderia ser e sim a mudança de hábito que isso deve levar.
Parabéns...
Eduardo Amorim
EDUARDO AMORIM

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/09/2010

Colegas,


Temos que lotar a caixa de emails dos deputados para que este projeto seja aprovado. Citem o número do projeto e falem da importância para nosso setor que gera alguns milhões de empregos diretos e indiretos. Para ter acesso aos emails dos deputados federais basta acessar o link: http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa e clicar em downloads no lado esquerdo da página para ter acesso a um arquivo com todos os nomes e emails dos deputados.

É preciso mostrar nossa força. Abraço.

Eduardo Amorim
edson afonso alvarenga
EDSON AFONSO ALVARENGA

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/09/2010

este projeto é uma perca de tempo,pois do jeito que está caminhando a produção de leite no nosso pais, leite vai ser objeto de boutique.
edson takao sakuma
EDSON TAKAO SAKUMA

BREJO ALEGRE - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/09/2010

È bem interessante esse Projeto de Lei do deputado que ,segundo ele, a medida vai reduzir os graves problemas provocados com excedentes de produção e viabilizar uma alternativa de mercado para evitar as constantes oscilações no preço do produto pago ao produtor. Mas nao adianta nada colocarem esse projeto em vigor, e não protegerem os nossos produtores do leite em pó que entra da Argentina e do Uruguai....
Ivaldo Abondanza
IVALDO ABONDANZA

FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/09/2010

Mais uma vez o governo nao encara o problema com seriedade e transfere para a iniciativa privada as responsabilidades que lhe sao propria.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 22/09/2010

Muito ineressante esse Projeto de Lei do deputado Antônio Andrade.No entanto,acho que disponibilizar o leite no cardápio não vai funcionar.Duvido que alguém vá trocar um copo de refrigerante por um de leite.
A meu ver,seria mais importante um Projeto de Lei que obrigasse os restaurantes populares (esses de um real subsidiados pelos governos) para que incluisse nos seus cardápios um copo de leite.
Há muitos anos atrás,existia os restaurantes populares,onde o almoço era gratuito e sempre acompanhado de um copo de leite pasteurizado.
Seria um excelente complemento alimentar,para as pessoas que neles se alimentam.
"Leite,o mais nobre dos alimentos."
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?