O relatório classificou os alimentos locais como a evolução da compra orgânica. O conceito é que aquele alimento cultivado localmente, especialmente vegetais, são mais frescos devido à sua proximidade de onde são vendidos. Embora o relatório se concentre especificamente na inovação da produção local de frutas e verduras em estufas, o impacto sobre os laticínios pode ser bem observado no movimento ‘farm-to-table’ (da fazenda à mesa) e na expansão do processamento nas fazendas.
A segunda inovação disruptiva prevista pelo relatório foi um interesse em maior autenticidade na alimentação, que impulsionará ainda mais a inovação. Isso representa que os consumidores estão buscando refeições com 'qualidade de restaurante' e que podem ser servidas em casa. O relatório indicou a importância deste fator, especialmente no campo das refeições congeladas e com a facilidade de serem preparadas no micro-ondas.
Impactos no mercado de sorvetes
Novas empresas de alimentos também estão preparadas para revolucionar os mercados de alimentos no próximo ano. O relatório destacou o mercado de sorvetes, enfatizando o movimento da marca de sorvetes Halo Top nos últimos anos. Seu produto levou concorrentes como Ben & Jerry's e Breyers a lançar produtos com proteínas, baixas calorias e menos açúcar. A ênfase da Halo Top no “sorvete saudável” deve ser de grande preocupação para os produtores de laticínios, já que um terço dos seus sabores anunciados não contêm produtos lácteos.
O último fator alimentar disruptivo delineado no relatório da Packaged Facts foi a mudança no foco cultural para melhorar a saúde intestinal. Isso traz uma boa notícia para os produtores de leite, pois o consumo de produtos lácteos como o iogurte e o kefir, que são dois dos mais populares produtos alimentícios que são saudáveis para o intestino, aumenta. Tendências populares de alimentos como kombucha (chá fermentado) e kimchi (vegetais fermentados) certamente também atrairão consumidores interessados em melhorar sua saúde intestinal.
Embora a ‘bola de cristal’ nunca seja clara, os laticínios podem comemorar e manter um olho atento sobre esses disrupções previstas para 2019.
As informações são da Hoard’s Dairyman, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.