Relatório do Rabobank prevê preços sustentados para os próximos anos
Se os custos de produção se mantiverem elevados, os preços das commodities também se sustentarão. Esta é a previsão para os próximos 5 anos, segundo o relatório do Rabobank.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Ao que tudo indica, os países emergentes apresentarão demanda crescente por lácteos. Ainda que uma maior parte do leite necessário para atender essa procura venha de ofertas internas, um volume cada vez maior precisará vir de fontes externas. Países de baixo custo de produção, como Nova Zelândia, Austrália e Argentina, não serão capazes de atender essa exigência e, uma parte significativa virá de regiões onde o custo de produção é mais alto, porém com maior capacidade de expansão da produção.
Como os custos de produção irão provavelmente permanecer elevados nos próximos anos, será necessário que os lácteos sejam comercializados a preços mais altos também, para que se possam impulsionar os investimentos dentro das propriedades e assim sustentar a atividade.
Com base neste cenário, já há alguns anos Rabobank traçou uma previsão de preço médio para leite em pó integral no mercado internacional entre US $ 3.300 a US $ 3.800 por tonelada. O Rabobank não vê motivos para revisão desses números.
Se uma empresa láctea conseguir vender o leite em pó integral no mercado internacional de forma eficiente, será capaz de pagar um preço médio do leite entre US $ 0,36 a US $ 0,43 por litro ao produtor.
A matéria é do MilkPoint, com dados do Rabobank.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.