Relatório do Rabobank mostra que valorização das moedas dos países emergentes e crescimento econômico têm contribuído para reduzir a histórica diferença de preços ao produtor

Independente da região onde está o produtor há um consenso geral que depois de 2006, houve um aumento global nos custos de produção. Isso ocorreu após o boom das commodities globais associado ao aumento de preços dos fertilizantes, maiores exigências nas leis ambientais e aumento das dívidas, normalmente impulsionada pela aquisição de terras mais caras.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O custo de produção de leite pode variar entre propriedades e dentro de uma mesma fazenda de um ano para o outro. São vários os fatores que podem interferir, como: solo, clima, produção de alimentos dentro de sua própria fazenda, mão-de-obra, genética do rebanho, disponibilidade de tecnologia e experiência do produtor.

Historicamente, os produtores de leite do Hemisfério Sul (Austrália, Argentina, Nova Zelândia e Brasil, entre eles) sempre tiveram seus custos significativamente mais baixos, devido ao maior uso de pastagens e menor custo de oportunidade de diversos fatores de produção. Por outro lado, os produtores do Hemisfério Norte (os EUA e particularmente os países europeus) têm custos de produção significativamente mais elevados associados ao sistema de produção intensivo e altos custos fixos.

Independente da região onde está o produtor há um consenso geral que depois de 2006, houve um aumento global nos custos de produção (gráfico 1). Isso ocorreu após o boom das commodities globais associado ao aumento de preços dos fertilizantes, maiores exigências nas leis ambientais e aumento das dívidas, normalmente impulsionada pela aquisição de terras mais caras. Nesse sentido, de certa forma o aumento do preço dos alimentos foi rapidamente refletido em aumento dos custos para expansão e maior dificuldade de manter o mesmo retorno sobre o capital investido.

Ainda, a diferença de custos entre países historicamente eficientes e países de custos elevados tem diminuído. O fato pode ser atribuído à moeda americana estar mais fraca e ao aumento das dívidas dos países do Hemisfério Sul associado ao aumento no preço da terra.

Gráfico 1: Evolução no custo de produção em diversos países: no eixo Y, o preço do leite em US$/litro; no eixo X, Austrália, Nova Zelândia, Califórnia, Meio Oeste dos EUA, Irlanda e Holanda

Figura 1


A matéria é do MilkPoint, com dados do Rabobank.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?