O programa Milk Roadmap, que visa reduzir os impactos ambientais da indústria de lácteos do Reino Unido, se estendeu a todos os produtos lácteos. O mesmo, lançado em 2008, foi ampliado, já que antes era aplicável somente à cadeia de fornecimento de leite fluido, que representa cerca de 50% da produção no setor.
"O sucesso da iniciativa encorajou a indústria a estender a medida e as metas a todos os produtos, incluindo queijos, iogurte, manteiga, leites em pó, etc", disse o porta-voz do Dairy UK, Sam Fortescue. O ministro da Agricultura, Jim Paice, disse que a decisão faria "a indústria se unir para fixar metas claras e tomar responsabilidade pela redução das emissões de toda a cadeia de fornecimento de lácteos".
Fortescue adicionou que, embora firmas maiores devam achar mais fácil suprir as metas, pequenas empresas cumpriram as metas no regime anterior através de novas tecnologias inovadoras, como o sistema de digestão líquida anaeróbica instalado pela BV Dairy.
O programa determina metas de redução das emissões em 2015 e 2020 para toda a cadeia de fornecimento, desde produtores, passando por processadores e chegando aos varejistas. As metas incluem uma redução absoluta de 20% no uso da água para grandes processadores até 2015 e de 30% de uso de material reciclado em embalagens. Esses dados deverão aumentar para 30% e 50%, respectivamente, até 2020.
Questionado se as empresas dessa última inserção ao programa achariam difícil cumprir as metas que foram determinadas especificamente para leite em 2008, o gerente de pesquisas do DairyCo, Karen Wonnacott, disse: "Nós estimamos que haverá desafios para alguns produtos cumprir essas metas, mas esse é o objetivo do Milk Roadmap - manter o desafio para a indústria e garantir que continuemos avançando nessa área".
O presidente do Dairy UK, Jim Begg, disse: "O Roadmap é, e continuará sendo, a principal iniciativa das indústrias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e tornar os produtos lácteos mais sustentáveis". O presidente do Roadmap, Tim Bennett, disse que a extensão do programa tem mostrado o compromisso da indústria britânica com as questões ambientais.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Reino Unido: redução de GEE se estende a todos lácteos
O programa <i>Milk Roadmap</i>, que visa reduzir os impactos ambientais da indústria de lácteos do Reino Unido, se estendeu a todos os produtos lácteos. O mesmo, lançado em 2008, foi ampliado, já que antes era aplicável somente à cadeia de fornecimento de leite fluido, que representa cerca de 50% da produção no setor. "O sucesso da iniciativa encorajou a indústria a estender a medida e as metas a todos os produtos, incluindo queijos, iogurte, manteiga, leites em pó, etc", disse o porta-voz do <i>Dairy UK</i>, Sam Fortescue.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.