Segundo o grupo, o governo deve estabelecer metas claras de longo prazo para que as empresas possam planejar o sucesso a longo prazo; e gerenciar uma transição suave ao longo do tempo para reduzir os riscos de interrupção.
O governo já solicitou ao seu Comitê de Mudanças Climáticas que o mesmo obtenha conselhos sobre uma ‘meta de emissão de zero líquido’, um movimento elogiado pelos signatários. “Acreditamos que, para cumprir as promessas feitas no Acordo de Paris, economias avançadas devem ter como meta zero emissões até 2050”, diz a carta, assinada por Leendert den Hollander, vice-presidente e gerente geral da Coca-Cola European Partners; James Pearson, diretor administrativo da Danone do Reino Unido e Irlanda; Paul Polman, CEO da Unilever entre outros.
“Como líderes empresariais, entendemos que estender as metas traz desafios, mas também estamos cientes de que a transição para um mundo seguro e com emissões zero é necessária. O trabalho para alcançar isso já começou, e a ‘engenhosidade’ humana pode alcançar maravilhas”, contou o grupo.
Quando o governo define objetivos de longo prazo, as empresas podem trabalhar para oferecer maior ambição e garantir um planejamento maior para o sucesso.
“Ao fazer uma transição tranquila e gerenciada ao longo do tempo, os riscos de prejuízo das operações de negócios podem ser mitigados. O Reino Unido pode ajudar a definir a direção das viagens para as empresas, dando clareza ao planejamento e diminuindo a exposição aos riscos climáticos, ao mesmo tempo em que nos permite captar as tremendas oportunidades econômicas que essa transição apresenta”, finalizaram.
Os outros signatários da carta (que também podem ser encontrados na íntegra aqui: https://www.corporateleadersgroup.com/reports-evidence-and-insights/pdfs/cca-at-10-years-business-letter-2-002.pdf) são Peter Simpson, CEO da Anglian Water; Willie Walsh, diretor executivo da IAG; Nigel Stansfield, presidente da Interface EMEA; Keith Anderson, CEO da ScottishPower; João Pola, CEO da Signify UK & Ireland; Alistair Phillips-Davies, diretor executivo da SSE plc; e Steve Robertson, CEO da Thames Water Utilities Ltd.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.