Reino Unido: cadeia apresenta margens desiguais

Os supermercados britânicos estão obtendo mais lucros com o leite e os produtos lácteos ao mesmo tempo em que a maioria dos produtores de leite continua a receber um preço bem menor do que seu custo de produção. Os lucros obtidos pelo setor varejista em detrimento dos outros setores da cadeia de fornecimento do Reino Unido é uma conclusão alarmante, segundo a União Nacional de Produtores Rurais (NFU) da Escócia.

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Os supermercados britânicos estão obtendo mais lucros com o leite e os produtos lácteos ao mesmo tempo em que a maioria dos produtores de leite continua a receber um preço bem menor do que seu custo de produção. Os lucros obtidos pelo setor varejista em detrimento dos outros setores da cadeia de fornecimento do Reino Unido é uma conclusão alarmante, segundo a União Nacional de Produtores Rurais (NFU) da Escócia, após uma publicação feita pela DairyCo sobre "Margens da Cadeia de Fornecimento de Lácteos".

O relatório mostra as margens brutas obtidas pelos produtores rurais, processadores e supermercados com a venda de leite fresco, queijos macios e maduros e, esse ano, mostra um cenário desfavorável para produtores e processadores.

No ano fiscal que acabou em março de 2010, os supermercados obtiveram um aumento em seus lucros para todos os produtos lácteos. No mesmo período de 12 meses, as margens para os processadores de leite se estreitaram e o preço médio pago aos produtores de leite caiu US$ 0,03, para US$ 0,37 por litro. Essa queda no preço ocorreu em um período em que o custo de produção de leite na fazenda foi estimado entre US$ 0,41 e US$ 0,42.

"Não existe uma posição defensível para os varejistas sobre os danos de longo prazo que estão atualmente provocando no setor de lácteos", disse o vice-presidente da NFU da Escócia, Allan Bowie. "Em uma cadeia muito curta, como a de leite fresco fluido, muitos produtores perdem de US$ 0,03 a US$ 0,04 por litro que produzem e o processador de leite obtém uma modesta margem entre US$ 0,02 e US$ 0,03 por cada litro que engarrafam. Em comparação, o varejista estará obtendo em qualquer lugar entre US$ 0,23 e US$ 0,28 por litro vendido".

"Com o tipo de lucros que está sendo registrado pelos supermercados, não há a necessidade de os consumidores estarem pagando mais pelo leite e pelos queijos". Ao mesmo tempo, ele acha que os consumidores apoiam uma distribuição mais justa dos lucros entre os setores da cadeia.

As informações são da NFU da Escócia, publicados no site Flexnews, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


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