Depois de quatro anos, o recorde de produção do Torneio Leiteiro Nacional de Girolando voltou a ser batido. A vaca meio sangue, Bárbara Teatro Pedra, é a nova recordista da disputa. Durante o 21º Torneio Leiteiro de Girolando, encerrado na tarde de quinta-feira (1º) na Megaleite 2010, ela produziu 240,740 kg/leite e obteve média de 80,247 kg/leite/dia. Bárbara, que é de propriedade do criador Geraldo Marques, sagrou-se campeã geral do Torneio Leiteiro da Megaleite. A disputa contou com 38 fêmeas.

Fonte: Flávia Fontes - Revista Leite Integral.
Entre as novilhas 5/8, a nova recordista é Celeste Duhran Santa Luzia, da Tropical Genética. Ela teve produção de 163,090 kg/leite e média de 54,363 kg/leite/dia. A novilha meio sangue Fan Mergulhão, de propriedade de Lauro Teixeira Pena, também terminou a disputa como recordista de sua categoria. Ela teve produção total de 173,130 kg/leite e média de 57,710 kg/leite/dia, cerca de 3,480 kg/leite a mais que a campeã de 2009. Entre as vacas ¼ de sangue, a vitória ficou com Sirene Paladino Onça, do criador José Henrique Guimarães. Ela bateu o recorde da categoria produzindo 149,690 kg/leite e média de 49,963 kg/leite/dia.
Gir Leiteiro
A fêmea gir leiteiro Fita FIV F Mutum, de propriedade do pecuarista Léo Machado Ferreira, realizou feito histórico na final do Concurso Leiteiro da raça na Megaleite deste ano. Com uma produção média diária de 48,047 quilos de leite, a vaca conquistou o recorde nacional da raça, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), e o título de Campeã Vaca Adulta.

Fonte: ZznPeres.com. O campeão do Concurso Leiteiro Léo Macado Ferreira (ao centro com o presidente da ABCGIL Sílvio Queiroz e ladeados de Ana Cristina Navarro, Secretária Executiva da ABCGIL, e do pai do vencedor, que também se chama Léo Machado.
Para o presidente da entidade, Sílvio Queiroz, essa conquista é reflexo do trabalho sério de seleção dos criadores, aliado ao empenho de todos, que estão muito unidos à associação, em prol do crescimento e da evolução do gir leiteiro. "Estamos engajados em mostrar ao mundo o potencial dessa raça que se adaptou tão bem aos trópicos e que é eficiente em todos os aspectos produtivos", ressalta. A ABCGIL recebeu várias delegações estrangeiras durante a feira interessadas em conhecer o gir leiteiro, dentre elas, México, Bolívia, Costa Rica, e até mesmo uma delegação vinda da Índia, país de origem do zebu.
Na categoria Vaca Jovem, a campeã foi Aurora TOL, de propriedade de Maria Tereza Lemos Costa Calil, que produziu média diária de 33,753 quilos de leite. Já a premiação para a campeã Fêmea Jovem foi para a vaca Heroína TE Monte Verde, de Aristeu Rafael Lima da Silveira, que produziu nada menos que 34,513 quilos de leite em média diária durante o concurso.
Guzerá
Pela primeira vez competindo na Megaleite, a raça Guzerá teve na tarde de sexta-feira (02) a final do seu 1º Torneio Leiteiro. Quinze fêmeas competiram durante três dias para a disputa do grande campeonato. Elas passaram por nove ordenhas. A Grande Campeã foi Galia MRN, de propriedade do criador Marcelo Palmério. Ela produziu 107,370 kg/leite e obteve média de 35,790 kg/leite/dia, competindo na categoria Vaca Adulta. A Reservada Grande Campeã foi Diacui, de propriedade de Ana Vera Marques. A fêmea teve produção final de 97,800 kg/leite e média de 32,620 kg/leite/dia.
No domingo, após o final do julgamento, as campeãs dos Torneios Leiteiros das raças Girolando, Gir Leiteiro e Guzerá participaram de um desfile na pista de julgamento.
As informações são do Jornal de Uberaba/MG, da Girolando e da ABCGIL, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.