Conforme o comunicado, a vacinação é obrigatória no meio rural de Tijucas, Canelinha, Biguaçu, São João Batista e Governador Celso Ramos.
Os médicos veterinários da Cidasc visitarão as propriedades rurais orientando os produtores sobre os riscos da doença e a importância da vacinação. A raiva é uma doença fatal que acomete os mamíferos, inclusive seres humanos. A doença é transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres, ataca o sistema nervoso central, causando mudança de comportamento, paralisia e em alguns casos, agressividade.
O animal doente elimina o vírus da raiva pela saliva, por isso, não se deve colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção ou salivação intensa. Usualmente, a doença é transmitida por meio da mordida do animal infectado, mas o simples contato entre saliva e feridas abertas, mucosas e arranhões também propaga o vírus.
Caso os animais tenham marcas de mordedura causada pelo morcego hematófago, a recomendação é comunicar a Cidasc, mesmo que não estejam doentes.
Leia também > RS: aumento de focos de raiva resulta em alerta sanitário
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, resumidas pela Equipe MilkPoint.