Rabobank: mercado perdeu "tensão" de alta dos preços

Um duplo impulso aos fornecedores, ocasionado pelo aumento da produção e pela liberação dos estoques europeus, custará ao mercado de lácteos a "tensão" que levou os preços a dobrarem no último ano, disse o Rabobank. O banco, notando a "correção" de 15% nos preços do leite em pó dos resultados dos leilões, disse que "a maré está voltada para a produção de leite". A produção de regiões exportadoras aumentou, em abril, pela primeira vez em nove meses, à medida que a recuperação dos preços dos lácteos impulsionou os produtores a aumentarem a produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um duplo impulso aos fornecedores, ocasionado pelo aumento da produção e pela liberação dos estoques europeus, custará ao mercado de lácteos a "tensão" que levou os preços a dobrarem no último ano, disse o Rabobank. O banco, notando a "correção" de 15% nos preços do leite em pó dos resultados dos leilões, disse que "a maré está voltada para a produção de leite".

A produção de regiões exportadoras aumentou, em abril, pela primeira vez em nove meses, à medida que a recuperação dos preços dos lácteos impulsionou os produtores a aumentarem a produção. As ofertas também deverão ser impulsionadas pela decisão da União Europeia (UE) de vender 192.000 toneladas de leite em pó desnatado e 25.000 toneladas de manteiga que tinha em estoque e que não foram destinadas a programas sociais. "A segunda metade do ano deverá ver uma melhora na disponibilidade de produtos", segundo o Rabobank.

Essa reversão deverá reduzir a "tensão" existente no mercado, quando forte demanda encontrou queda na produção de leite na maioria dos países exportadores. Entretanto, os preços não deverão mostrar uma queda substancial, com o crescimento na oferta devendo ser lento. De fato, a mudança representou um "re-balanço saudável do mercado, que tinha sido alterado desde o final de 2009 pelas distorções pós-crise financeira", disse o Rabobank. "Certo alívio na pressão é de interesse dos compradores e vendedores, se quisermos evitar um difícil ciclo de altos e baixos".

Os preços globais dos lácteos dobraram, caíram pela metade, depois dobraram nos últimos quatro anos, gerando problemas de planejamento amplamente reconhecidos por produtores e compradores de leite.

As informações são do Agrimoney, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?