Rabobank: indústria de lácteos deve se consolidar mais

Uma recente onda de fusões e aquisições na indústria de lácteos pode ser um sinal do que acontecerá no setor, à medida que as companhias buscam se ajustar a um mercado mais volátil. O analista do Rabobank, Mark Voorbergen, disse que a crise financeira paralisou grande parte de potenciais atividades no ano passado, à medida que o financiamento se tornou mais difícil de conseguir e os vendedores recuaram diante de avaliações ruins. Agora que os mercados financeiros se recuperaram e a economia se estabilizou um pouco, Voorbergen disse que os acordos de fusões e aquisições voltarão às negociações.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Uma recente onda de fusões e aquisições na indústria de lácteos pode ser um sinal do que acontecerá no setor, à medida que as companhias buscam se ajustar a um mercado mais volátil. Na Europa, a espanhola Ebro Puleva recentemente vendeu seus negócios de lácteos à francesa Lactalis por 630 milhões de euros (US$ 852,09 milhões), enquanto a irlandesa Glanbia anunciou sua intenção de vender sua divisão Dairy Ireland.

Esses foram os dois maiores eventos de fusão e aquisição em um ano que até agora tem sido marcado por uma grande quantidade de acordos na indústria de lácteos e no setor alimentício de forma geral.

O analista do Rabobank, Mark Voorbergen, disse que a crise financeira paralisou grande parte de potenciais atividades no ano passado, à medida que o financiamento se tornou mais difícil de conseguir e os vendedores recuaram diante de avaliações ruins. Agora que os mercados financeiros se recuperaram e a economia se estabilizou um pouco, Voorbergen disse que os acordos de fusões e aquisições voltarão às negociações.

Esse é o caso em todo o mundo dos negócios, mas a indústria de lácteos está também enfrentando uma série de desafios específicos que estão criando pressão para a consolidação. Voorbergen disse que a volatilidade quase sem precedente no mercado de lácteos do ano passado criou uma crise na mentalidade dos administradores que só agora está começando a sair.

À medida que os mercados começam a se estabilizar, o analista disse que as equipes de gerenciamento da indústria de lácteos estão realmente começando a focar na instalação de estruturas que tornarão seus negócios mais resistentes à volatilidade e reduzirão a exposição aos pontos fracos dos lácteos, como a commodity queijo, que veio à superfície no ano passado.

Além disso, a consolidação é uma via particularmente atrativa. Pode oferecer oportunidades para cobrir nichos de rápido crescimento e mercados, portfólios mais amplos para dispersar os riscos, associar-se com parceiros mais fortes, aumentar o poder de negociação com clientes e reduzir os custos de produção.

Voorbergen disse que a fusão entre a Friesland e a Campina fixou um padrão na indústria de lácteos, revelando os benefícios da consolidação e pressionando outras firmas a fazer o mesmo. A FrieslandCampina pode agora aproveitar maiores economias de escala, maior poder de negociação com clientes e aproveitar as melhores oportunidades de mercado.

Analisando em longo prazo, Voorbergen disse que o fim do sistema de cotas de produção de leite na Europa pode também direcionar a consolidação no processamento de lácteos. A eliminação de cotas provavelmente resultará em uma mudança na produção de leite de locais como Norte da Escandinávia e Sul da Europa para regiões mais favoráveis da Europa. Isso criará oportunidades para processadores em locais como Alemanha, Polônia e Ilhas Britânicas, mas ameaçará companhias localizadas no Mediterrâneo.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eduardo Fernandes de Oliveira
EDUARDO FERNANDES DE OLIVEIRA

ITUMBIARA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/03/2010

Embora o artigo trate de uma analise de tendecia global do setor, deixou de comentar sobre as principais comodities e seus maiores representantes, deixando a informação vaga. As fusões das empresas do setor de bens de consumo, visa fortalecer a cadeia produtiva, mas, o setor de lacteos, ainda convive com variantes de preços meramente especulativa e ditada pelas redes de distribuição, será que com as fusões e organização do setor, teremos mais estabilidade ?
Deixo a questão para debate.
Qual a sua dúvida hoje?