Rabobank: com oferta mundial maior, preços podem cair
Os preços globais dos lácteos poderão cair com relação aos altos níveis atuais, à medida que a oferta aumenta e a demanda cresce lentamente. A queda, porém, não será imediata, de acordo com relatório recém divulgado pelo <i>Rabobank</i>. O relatório trimestral mostra também que a indústria de lácteos da Nova Zelândia está bem posicionada, com maior produção de leite em relação ao ano anterior, apoiada pelos maiores preços do leite projetados pelo restante do ano.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A co-autora do relatório e analista sênior do Rabobank, Hayley Moynihan, disse que os preços mundiais devem enfrentar uma pressão de baixa à medida que a oferta melhora - particularmente no hemisfério sul - e o crescimento da demanda segue lento. Entretanto, ela disse que essas mudanças não deverão ocorrer rapidamente e devem acontecer no começo do quarto trimestre. "Uma forte queda nos preços parece improvável", disse ela.
Após ter sofrido um golpe forte durante a crise financeira global, os preços internacionais das commodities lácteas apresentaram uma forte recuperação no final do ano passado. Embora o primeiro trimestre de 2010 tenha visto "algum vapor saindo do mercado internacional de lácteos, a panela começou a ferver vigorosamente de novo no segundo trimestre. Os preços dos lácteos novamente progrediram em níveis excepcionais", disse ela.
O mundo em desenvolvimento continuou fornecendo um forte "motor" para o crescimento da demanda, apesar da recuperação no consumo dos Estados Unidos ter perdido força, disse o relatório. Um crescimento no consumo de dois dígitos foi reportado para o primeiro trimestre por processadores do Sudeste da Ásia. "A demanda deverá continuar expandindo durante a segunda metade de 2010, embora a taxa de crescimento deva ser bem mais lenta, diante dos efeitos do menor crescimento econômico, maiores preços varejistas e pressão de substituição", disse o relatório.
Ao mesmo tempo, abril marcou o décimo mês consecutivo de declínio na oferta de leite em relação ao ano anterior, devido aos menores preços durante 2009 e ao clima desfavorável na Europa e na Nova Zelândia. Entretanto, a oferta deverá crescer, disse Moynihan.
As informações são do NZ Herald, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.