ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rabobank antecipa "pressão de baixa" nos preços do leite no final de 2011

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os preços internacionais das commodities lácteas continuaram em níveis extremamente altos no segundo trimestre de 2011, disseram economistas do Rabobank em seu mais recente relatório sobre tendências e previsões para o mercado internacional. Porém, um aumento modesto na oferta de leite poderá reduzir os preços no final desse ano.

Os preços foram sustentados no começo do trimestre por compras vigorosas da China, Rússia e Brasil, "que absorveram um crescimento extremamente forte na oferta nas regiões com excedente de leite". À medida que o trimestre progrediu, o suporte ao preço se tornou mais dependente das restrições da oferta, à medida que os crescentes custos dos alimentos animais, as condições de seca na União Europeia (UE) e o declínio sazonal no Hemisfério Sul mantiveram o mercado estreito, apesar um reduzido crescimento nas importações.

As importações da China e da Rússia provavelmente deverão ficar semelhantes aos níveis do ano anterior durante a segunda metade de 2011 - apoiando uma estabilização na demanda de importação, disse o Rabobank. "Do lado da demanda, os últimos meses trouxeram um abrandamento nas compras de lácteos", à medida que a economia global sofreu uma leve correção, disse o relatório. A demanda por lácteos também está sendo moderada pelos aumentos nos preços no varejo e no atacado em muitas regiões, particularmente onde isso se soma à pressão aplicada pelos maiores preços dos combustíveis e pela inflação do preço dos alimentos.

Para o futuro, entretanto, os economistas do banco acreditam que a demanda global por lácteos melhorará. Porém, um "modesto" aumento na oferta é provável para a segunda metade de 2011. Isso poderá trazer "uma possibilidade distinta de algum abrandamento futuro dos preços no comércio internacional durante a segunda metade do ano". No entanto, essa pressão de baixa nos preços poderá ser adiada até o começo do quarto trimestre.

Entretanto, a extensão de qualquer movimento de baixa de preços provavelmente será limitada, uma vez que muitos compradores que foram pressionados para fora do mercado pelos altos preços nos últimos meses provavelmente entrarão novamente no mercado se os produtos lácteos se tornarem ainda que modestamente mais disponíveis, disse o Rabobank.

Um aumento nos preços poderá ser visto na Índia, que aumenta suas compras. Do lado da oferta, um aumento nos custos dos grãos levará a uma desaceleração mais rápido do que o antecipado no crescimento na oferta, especialmente nos Estados Unidos, de acordo com o relatório. Além disso, um declínio no valor do dólar dos Estados Unidos exercerá pressão de alta nos preços das commodities lácteas em termos de dólares americanos.

As informações são do AgWeb, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures