Centenas de pessoas participaram da distribuição de um queijo gigante de aproximadamente 1,5 tonelada em Itaici, distrito de Muniz Freire, Espírito Santo. O momento, além disso, marcou uma das principais atrações da 11ª Festa do Leite e do Queijo. Antes da distribuição, o queijo percorreu as principais ruas do distrito em um cortejo. Durante o trajeto, moradores, voluntários e integrantes da organização acompanharam a atração, produzida e armazenada na Casa do Queijo.
Foto: Reprodução
Queijo gigante percorreu ruas de Itaici
A EMEFTI Sebastião Costa organizou o desfile. Além disso, a Rainha e as Princesas do Leite e do Queijo participaram da programação. O cortejo também reuniu representantes da agricultura e da pecuária. Segundo o diretor da escola, Arildo Delpretti, a iniciativa ajuda a manter viva a história da comunidade. “Procuramos em nosso cotidiano preservar e propagar as histórias e tradições de Itaici”, afirmou.
Público recebeu queijo e doce de mamão
Após o cortejo, a organização iniciou a distribuição gratuita dos alimentos. Ao todo, o público recebeu cerca de 1,5 tonelada de queijo e 500 quilos de doce de mamão. Para realizar a ação, voluntários e moradores participaram da produção e da distribuição. Assim, o envolvimento da comunidade contribuiu diretamente para manter uma das principais tradições da festa.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Marciano Areias, a participação coletiva fortalece a celebração. “A produção desse queijo envolve o trabalho e a dedicação de muitas pessoas. Ver a comunidade reunida para participar da partilha é uma demonstração de que, quando todos se unem, conseguimos preservar nossas tradições”, destacou.
As informações são da Folha do ES, adaptadas pela equipe MilkPoint.
Vale a pena ler também:
Veneza expande portfólio de olho no bem-estar e liderança no mercado capixaba
Música clássica e 11 vacas: produtora fabrica queijos premiados em Mato Grosso